Vanessa Tapety propõe distribuição de leite sem lactose para crianças de baixa renda
Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (28), a deputada Vanessa Tapety (MDB) apresentou um Indicativo de Projeto de Lei que prevê a distribuição de leite sem lactose para crianças de famílias de baixa renda. A matéria vai tramitar na Casa, mas mesmo após a aprovação depende de regulamentação do Governo e nova análise dos parlamentares.
No projeto, Vanessa Tapety estabelece como público da medida crianças de até dois anos em famílias inscritas no CadÚnico. Estas devem buscar o SUS (Sistema Único de Saúde) para comprovar a condição. Segundo a parlamentar, a medida é importante por conta do custo elevado do produto.
Ainda com atenção à saúde de famílias em vulnerabilidade, a deputada apresentou Indicativo que busca assegurar a realização de endoscopia e colonoscopia para pessoas em quatro condições: pacientes com mais de 50 anos; pacientes com histórico familiar de câncer de intestino e estômago; portadores de síndromes genéticas; e portadores de doenças inflamatórias crônicas do intestino.
HOMENAGENS - Foram propostos dois novos títulos de cidadania na sessão plenária desta quarta-feira. Um deles, iniciativa conjunta de Henrique Pires (MDB) e do presidente da Alepi Franzé Silva (PT), é para o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) João Augusto Ribeiro Nardes. O segundo propões a homenagem a Frei Leandro, atuante no segmento da educação e militante do movimento negro no Piauí. O projeto é do deputado Marden Menezes (Progressistas).
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles