Vanessa Tapety propõe distribuição de leite sem lactose para crianças de baixa renda

por Katya D'Angelles publicado 28/08/2024 13h25, última modificação 28/08/2024 13h44
Indicativo de Projeto de Lei visa atender crianças com até dois anos
Vanessa Tapety propõe distribuição de leite sem lactose para crianças de baixa renda

Vanessa Tapety

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (28), a deputada Vanessa Tapety (MDB) apresentou um Indicativo de Projeto de Lei que prevê a distribuição de leite sem lactose para crianças de famílias de baixa renda. A matéria vai tramitar na Casa, mas mesmo após a aprovação depende de regulamentação do Governo e nova análise dos parlamentares.

 

No projeto, Vanessa Tapety estabelece como público da medida crianças de até dois anos em famílias inscritas no CadÚnico. Estas devem buscar o SUS (Sistema Único de Saúde) para comprovar a condição. Segundo a parlamentar, a medida é importante por conta do custo elevado do produto.

 

Ainda com atenção à saúde de famílias em vulnerabilidade, a deputada apresentou Indicativo que busca assegurar a realização de endoscopia e colonoscopia para pessoas em quatro condições: pacientes com mais de 50 anos; pacientes com histórico familiar de câncer de intestino e estômago; portadores de síndromes genéticas; e  portadores de doenças inflamatórias crônicas do intestino.

 

HOMENAGENS - Foram propostos dois novos títulos de cidadania na sessão plenária desta quarta-feira. Um deles, iniciativa conjunta de Henrique Pires (MDB) e do presidente da Alepi Franzé Silva (PT), é para o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) João Augusto Ribeiro Nardes. O segundo propões a homenagem a Frei Leandro, atuante no segmento da educação e militante do movimento negro no Piauí. O projeto é do deputado Marden Menezes (Progressistas).

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles

registrado em: