Transmissão ao vivo marca instalação de comissões técnicas
Foi realizada, nesta terça-feira (28), a reunião de instalação das comissões de Constituição e Justiça (CCJ); de Administração Pública e Política Social; de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação; e de Saúde, Educação e Cultura com transmissão ao vivo pela TV, rádio e portal Assembleia, com auxílio de um tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foi a primeira vez que a reunião das comissões foi transmitida em tempo real, assim como já eram transmitidas as sessões no Plenário.
O presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT), abriu a reunião. "Hoje estamos iniciando os trabalhos das comissões técnicas, tendo uma aproximação maior com a comunidade piauiense. Um grande avanço foi dado através da TV Assembleia, onde a população tinha a oportunidade de acompanhar as sessões plenárias, agora a gente deu um avanço maior. Aqui acontecem os grandes debates, projetos de iniciativa do Poder Executivo, projetos de iniciativa dos deputados e das deputadas passam também pelas comissões técnicas, iniciando na Comissão de Constituição e Justiça. O aprofundamento se dá nas outras comissões onde a matéria tem que tramitar. No debate, a gente vê um processo rico e construtivo de cada matéria", destacou.
O deputado Fábio Novo (PT), diretor de Comunicação da Assembleia, destacou que uma das metas da atual gestão era levar os veículos de comunicação do Legislativo para as comissões. "Esse é um espaço onde se faz a discussão de tudo que acontece nesta Casa. Quando um projeto chega, ele é lido no Plenário e depois vem pra cá, onde é discutido, emendado, onde acontecem as audiências públicas. A esse momento da Assembleia a população não tinha acesso. Agora, a gente torna mais transparente a vida parlamentar. O deputado não está presente só no plenário. Está presente nas comissões, nos gabinetes", explicou Fábio Novo.
"Temos pela primeira vez transmissão ao vivo, cumprindo o dever de dar transparência e publicidade aos atos dos legisladores. Espero que a população, o cidadão e a cidadã possam interagir mais com os deputados, pra que a gente trabalhe no aprimoramento das leis", disse o deputado Gil Carlos, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, que presidiu a instalação da CCJ em razão da ausência do presidente, deputado Francisco Limma (PT), que não pôde comparecer por motivo de saúde.
O presidente eleito para a Comissão de Administração, deputado Gustavo Neiva (PP), parabenizou a atual gestão da Assembleia pela iniciativa. "No plenário, o telespectador nem sempre entende o que estamos votando e acha que é uma coisa muito fácil, mas quando chega ao Plenário, essas matérias já têm sido exaustivamente discutidas, esmiuçadas nas comissões técnicas. O público, tendo a oportunidade de acompanhar os debates nas comissões técnicas, certamente entenderá melhor quando essas matérias forem votadas no Plenário. É uma atitude inovadora, que engrandece mais a nossa Casa", frisou.
A Comissão de Saúde, Educação e Cultura terá como presidente e vice-presidente os médicos Dr. Vinícius (PT) e Dr. Felipe Sampaio (MDB), respectivamente. "A gente vai ter uma pauta muito sensível esse ano. A gente tem visto os grandes problemas da saúde pública e todo o avanço que o estado vai precisar fazer", pontuou o deputado Dr. Vinícius.
Também participaram da reunião, os deputados Ana Paula (MDB), Aldo Gil (PP), Dr. Thales Coelho (PP), Evaldo Gomes (Solidariedade), Gessivaldo Isaías (Republicanos), Hélio Isaías (PT), Simone Pereira (MDB) e Ziza Carvalho (MDB).
Cristal Sá - Edição: Iury Parente