Teresa Britto defende um maior apoio do Estado para proteção aos animais
A deputada Teresa Britto (PV) discusou na sessão plenária desta terça-feira (22) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para cobrar um maior apoio do Governo do Estado para estruturar políticas de proteção aos animais.
"Fiz a denúncia com relação à questão da soltura de fogos no Parque de Exposições e até hoje eu não tive uma resposta”, lembrou a deputada.
Segundo Teresa Britto, as iniciativas que tratam desse problema são todas feitas apenas pela sociedade civil por meio de organizações não governamentais (ONGs). A oradora citou o exemplo da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), de Teresina, que acolhe cerca de 200 animais, mas sofre com a falta de verbas para alimentação dos resgatados e pagamento de funcionários.
Para a deputada, mesmo quando existem órgãos públicos que deveriam proteger os animais, eles sofrem com a falta de servidores, ou estão alocados em prédios sem a infraestrutura necessária para realizar um trabalho condizente com a importância do tema. É o caso da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente que, depois de 60 dias de uma denúncia, ainda não foi capaz de dar uma resposta sobre o incidente ocorrido na Expoapi 2021.
Teresa Britto espera que, este ano, o Governo do Estado cumpra a promessa de montar um serviço ambulatorial de urgência dedicado aos animais em Teresina e a compra de um veículo para funcionar como Castramóvel, que terá a função de controlar a população de gatos e cachorros nas ruas. Ela afirmou que iria destinar emendas para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) para a compra do equipamento, mas a direção do órgão garantiu que já havia verbas no orçamento para a aquisição.
ABANDONO - Em aparte, o deputado Marden Menezes (PSDB) reiterou o abandono do Governo do Estado com as políticas de proteção aos animais. Para o parlamentar, essa deveria ser uma política de meio ambiente, mas também de saúde pública. Em visita a outra ONG de Teresina que trabalha pela causa, o Lar do Nando, Marden Menezes ouviu que não há órgão no qual a instituição possa procurar ajuda para realizar o seu trabalho no Executivo estadual.
Teresa Britto se comprometeu a continuar defendendo a pauta de proteção aos animais. Para isso, apresentou mais um indicativo de projeto de lei. Neste, o Governo do Estado estaria autorizado a celebrar convênios com municípios e organizações da sociedade civil para viabilizar o resgate de animais domésticos que sejam vítimas de maus-tratos. A parlamentar cobrou do governador Wellington Dias a sanção do Código Estadual de Defesa e Proteção aos Animais, que foi aprovado em setembro de 2021 na Alepi. Uma audiência pública deve ser realizada nos próximos dias para abordar o tema.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles