Teresa Britto defende um maior apoio do Estado para proteção aos animais

por paulo — publicado 22/02/2022 13h53, última modificação 22/02/2022 13h53
Segundo Teresa Britto, as iniciativas que tratam do problema são todas feitas apenas pela sociedade.
Teresa Britto defende um maior apoio do Estado para proteção aos animais

Deputada estadual Teresa Britto (PV)

A deputada Teresa Britto (PV) discusou na sessão plenária desta terça-feira (22) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para cobrar um maior apoio do Governo do Estado para estruturar políticas de proteção aos animais. 

"Fiz a denúncia com relação à questão da soltura de fogos no Parque de Exposições e até hoje eu não tive uma resposta”, lembrou a deputada.

Segundo Teresa Britto, as iniciativas que tratam desse problema são todas feitas apenas pela sociedade civil por meio de organizações não governamentais (ONGs). A oradora citou o exemplo da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), de Teresina, que acolhe cerca de 200 animais, mas sofre com a falta de verbas para alimentação dos resgatados e pagamento de funcionários.

Para a deputada, mesmo quando existem órgãos públicos que deveriam proteger os animais, eles sofrem com a falta de servidores, ou estão alocados em prédios sem a infraestrutura necessária para realizar um trabalho condizente com a importância do tema. É o caso da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente que, depois de 60 dias de uma denúncia, ainda não foi capaz de dar uma resposta sobre o incidente ocorrido na Expoapi 2021.

Teresa Britto espera que, este ano, o Governo do Estado cumpra a promessa de montar um serviço ambulatorial de urgência dedicado aos animais em Teresina e a compra de um veículo para funcionar como Castramóvel, que terá a função de controlar a população de gatos e cachorros nas ruas. Ela afirmou que iria destinar emendas para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) para a compra do equipamento, mas a direção do órgão garantiu que já havia verbas no orçamento para a aquisição.

ABANDONO - Em aparte, o deputado Marden Menezes (PSDB) reiterou o abandono do Governo do Estado com as políticas de proteção aos animais. Para o parlamentar, essa deveria ser uma política de meio ambiente, mas também de saúde pública. Em visita a outra ONG de Teresina que trabalha pela causa, o Lar do Nando, Marden Menezes ouviu que não há órgão no qual a instituição possa procurar ajuda para realizar o seu trabalho no Executivo estadual.

Teresa Britto se comprometeu a continuar defendendo a pauta de proteção aos animais. Para isso, apresentou mais um indicativo de projeto de lei. Neste, o Governo do Estado estaria autorizado a celebrar convênios com municípios e organizações da sociedade civil para viabilizar o resgate de animais domésticos que sejam vítimas de maus-tratos. A parlamentar cobrou do governador Wellington Dias a sanção do Código Estadual de Defesa e Proteção aos Animais, que foi aprovado em setembro de 2021 na Alepi. Uma audiência pública deve ser realizada nos próximos dias para abordar o tema.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles

registrado em: