Teresa Britto convida deputados para inspeção no Hospital Areolino de Abreu

por Katya D'Angelles publicado 01/09/2021 14h11, última modificação 01/09/2021 14h11
O discurso da parlamentar defendeu que as ações ligadas à saúde mental devem acontecer durante todo o ano e não somente em setembro,

A deputada Teresa Britto (PV) denunciou nesta quarta-feira (1º/9), na tribuna da Assembleia Legislativa (Alepi), irregularidades no atendimento a pacientes no Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu, em Teresina. Além da denúncia, o discurso da parlamentar defendeu que as ações ligadas à saúde mental devem acontecer durante todo o ano e não somente em setembro, período em que são realizadas as campanhas de conscientização acerca do tema, como o Setembro Amarelo. “Recebi informações de um profissional da área que me relatou que a situação no local é precária. Isso é terrível. Fui informada de que há pacientes internados dormindo no chão. Eu farei essa fiscalização e quero convidar os deputados e o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Saúde, Francisco Limma (PT), para me acompanhar. Nós vamos fiscalizar aquele hospital de ponta a ponta e cobrar as providências cabíveis para que os pacientes tenham dignidade no atendimento”, prometeu.

A deputada também comentou sobre a sua participação, na manhã de hoje, no lançamento de uma campanha desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), que promoverá ações voltadas à prevenção do suicídio. “Para prevenir o suicídio é preciso que haja um avanço no atendimento destinado à saúde mental. Sabemos da dificuldade de acesso da população à Psicologia Clínica. A luta hoje no Brasil e no Piauí, em relação à saúde mental, é para incluir o psicólogo no Programa Saúde da Família para atuar na saúde primária, na atenção básica”, pontuou a deputada sobre a necessidade de investimentos na área.

ZOOBOTÂNICO
 - Ainda na sessão plenária de hoje, a deputada Teresa Britto comentou a audiência pública realizada ontem (31) para discutir os impactos da transferência dos animais do Parque Zoobotânico de Teresina. “Solicitamos providências por parte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar), que foram endossadas pelo Ministério Público (MP). Queremos que haja atenção à situação. Até agora houve muita fala e pouca ação”, afirmou.

Segundo a deputada, o Parque requer melhorias urgentes para que isso se reverta em qualidade de vida para os animais do local. “Os animais estão em um processo de sofrimento por conta das condições estruturais do Parque, que necessitam de total reforma. É preciso que se utilizem os locais para que os animais tenham mais qualidade de vida, pois muitos deles não podem retornar ao seu habitat natural”, ressaltou.

Andréia Sousa - Edição : Katya D'Angelles

registrado em: