Teresa Britto cobra autonomia financeira da Uespi à governadora

por paulo — publicado 25/04/2022 13h15, última modificação 25/04/2022 13h14
A parlamentar do PV lembrou que essa é uma luta que trava desde o início de seu mandato.
Teresa Britto cobra autonomia financeira da Uespi à governadora

Deputada estadual Teresa Britto (PV)

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira (25), a deputada Teresa Britto (PV) reforçou o requerimento que pede à governadora Regina Sousa que dê continuidade à comissão que estuda fornecer autonomia financeira e administrativa à Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A parlamentar disse que é uma luta que trava desde o início de seu mandato e que foi atendida, em parte, pelo ex-governador Wellington Dias.


Entre os trabalhos de seu mandato para melhorar as condições da Uespi, Teresa Britto destacou a realização de audiências públicas e o encaminhamento de emendas. Ela considerou que a publicação de um decreto por parte de Wellington Dias, criando a comissão de estudo da autonomia financeira da universidade, foi resultado de sua atuação apresentando problemas que ajudaram o Governo do Estado a apresentar soluções.


Para Teresa Britto, a demanda por autonomia financeira e administrativa é um pleito de toda a comunidade acadêmica. “Isso é um pleito dos estudantes, isso é um pleito dos professores e isso vai possibilitar eles fazerem um planejamento dos recursos que forem garantidos anualmente”, enfatizou a deputada.


Acerca das contribuições financeiras por meio de emendas parlamentares, Teresa Britto lembrou dos valores destinados aos campus de cidades como Teresina, Parnaíba e Oeiras. Esses recursos contribuíram para a construção de laboratórios, como o de enfermagem no litoral piauiense. Ela finalizou elogiando o Governo do Estado pela aplicação das verbas destinadas.


Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles

registrado em: