Sindicato Asalpi realiza eleição para o novo triênio

por Katya D'Angelles publicado 07/11/2024 12h20, última modificação 07/11/2024 12h27
Duas chapas estão concorrendo pela gestão da Asalpi
Sindicato Asalpi realiza eleição para o novo triênio

Imgem: R[egis Falcão

O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Piauí (Asalpi-Sindicato) realiza, nesta quinta-feira (7), eleição de diretoria para os próximos três anos. São duas chapas concorrentes. Uma encabeçada por Francisco José Cruz, conhecido como Bilé, e a outra por Fátima Vaz.

 

O atual presidente da Asalpi, Bilé, que está à frente do sindicato há 21 anos, disse que a maior luta dele foi pela Escola Cidadão Cidadã, e que está sendo construído um novo prédio a ser destinado aos alunos do maternal ao 2º ano do ensino fundamental. “Já colocamos laje no último andar e agora vamos para a fase de acabamento”, contou.

 

Outra promessa de Bilé é pela “equiparação dos salários dos servidores estabilizados [funcionários não concursados que garantiram estabilidade excepcional] aos servidores concursados”. Ele também disse que quer reajustes anuais, “acompanhando os reajustes dos demais poderes”.

 

Fátima Vaz defende a renovação no sindicato, pois “a nossa atual diretoria tem 20 anos. Nós estamos propondo algumas coisas que nunca tivemos, inclusive tirar o sindicato de dentro da casa do patrão [a própria Assembleia]. Não é muito correto, porque você não pode dividir nada se você mora na casa do patrão”, afirmou.

 

Outras pautas da chapa de Fátima Vaz são criar um grupo que reivindique melhoria salarial, pleiteie pagamento dos precatórios e prestação de contas da atual diretoria. “Dar ciência aos donos do sindicato do que está acontecendo dentro do próprio sindicato”, pontuou.

 

A coordenadora do Serviço Social da Alepi, Regina Lúcia, destacou a importância da eleição. “Precisamos de representantes dos trabalhadores, dos servidores, que possam a cada dia melhorar as condições de trabalho, bem como dar espaço de lazer e cultura aos funcionários”, afirmou.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angellesa