Sessão solene prestará homenagem a mulheres inspiradoras
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), de 4 a 7 de março, organiza o evento Mulheres de Bem Com a Vida, para celebrar “a força, a liderança e as conquistas das mulheres no Piauí”. Na quinta-feira (7), a pedido de Simone Pereira (MDB) e Elisângela Moura (PCdoB), haverá sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Serão homenageadas mulheres de destaque por seus trabalhos em várias áreas, como Maria Helena Lima, fundadora da Associação de Amigos dos Autistas (AMA), Ani Sanders, que ajudou a fundar o Grupo Progresso, Eulália Pinheiro, a primeira mulher a ingressar na magistratura piauiense, Isabel Klein, da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), e Sarah Menezes, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres. A homenagem também se estenderá a mulheres protagonistas anônimas, como é o caso da servidora da Assembleia Iracema de Araújo.
“Acredito que meu trabalho é para fortalecer as mulheres que se sentem frágeis. Encorajar as mulheres piauienses, brasileiras, determinar suas presenças”, afirmou a campeã olímpica. A professora Kelma Gallas disse que “este reconhecimento não apenas valoriza minha trajetória como jornalista, professora, pesquisadora e escritora, mas também reflete o compromisso da Alepi em destacar o papel fundamental das mulheres na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e plena de oportunidades para todos”.
A deputada Simone Pereira disse que além de falas em defesa dos direitos das mulheres, a sessão também “vai convidá-las para que participem efetivamente do processo político, que elas possam compreender que hoje os partidos já entendem e respeitam a participação da mulher não apenas como cumprimento de cota, mas a mulher como parte integrante e sujeito real de ação dentro do processo político-partidário”.
O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), explica que a Casa tem organizado eventos de fortalecimento das mulheres, e que a semana da mulher e a sessão solene fazem parte dessa política. "Ações importantes para as mulheres têm sido desenvolvidas na Alepi, como a questão da Feira de Empreendedorismo, composta quase que totalmente por mulheres empreendedoras. O curso de defesa pessoal para dar proteção às servidoras. O convênio que fizemos com o Centro de Convenção, disponibilizando vagas de estacionamento para as mulheres, dando mais segurança a elas e todas as atividades que temos desenvolvido no Parlamento, que sempre contam, em sua maioria, com as mulheres".
Homenageadas
1. Maria Helena de Oliveira Lima
2. Graça Cordeiro
3. Ani Sanders
4. Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro
5. Kátia Tapety
6. Laurinha Maria Marques
7. Socorro Arraes
8. Iracema de Araújo
9. Edna Maciel
10. Isabel Moura
11. Sebastiana Sanfoneira
12. Sarah Menezes
13. Isis Baião
14. Francimélia Nogueira
15. Nayra Lima
16. Kelma Gallas
17. Francisca Gilberta de Carvalho
18. Roseli Klein
Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles