Sessão solene presta homenagem a trabalhadores

por Katya D'Angelles publicado 27/04/2023 13h45, última modificação 27/04/2023 13h47
Homenagem contou com a participação de representantes de várias entidades e deputados

Com o Cine Teatro lotado por cerca de 300 pessoas, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta quinta-feira (27), uma sessão solene pela passagem do Dia do Trabalhador, que acontece na próxima segunda-feira (1). O espaço, proposto pelo presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), foi utilizado por sindicalistas e parlamentares para demonstrar que há um renascimento da luta dos trabalhadores.

“Não foram somente os últimos quatro anos. Desde o golpe que tirou a presidenta Dilma, esse país viveu retrocessos que agridem todos os direitos da classe trabalhadora”, afirmou Franzé Silva. O deputado acrescentou que a eleição de Lula para a presidência da República é apenas o primeiro passo na retomada dos direitos dos trabalhadores. Reverberando fala do presidente do PT do Piauí, João de Deus, Franzé Silva conclamou os sindicatos a se manterem em movimento para fortalecer o Governo Federal.


Outro ponto reforçado pelo presidente da Alepi foi o de colocar a Casa como espaço aberto de interlocução entre trabalhadores e Governo do Estado, questão levantada pelo deputado Dr. Vinicius (PT). “Todos nós, temos um compromisso com todas as entidades que lutam pelo direito do trabalhador que é servir de diálogo e firmar aqui dentro todas as audiências que forem necessárias, cobrar os acordos ofertados, ou negociados entre as duas partes [sindicatos e Governo do Estado], e que, nenhum de nós, aqui, vai deixar de estar sempre do lado do trabalhador”, enfatizou Dr. Vinícius.


A importância dos movimentos da classe trabalhadora para os parlamentares foi destacada por Simone Pereira (PSD). “É no movimento do trabalhador, no movimento sindical, no movimento comunitário que as políticas sociais são despertadas para serem implementadas e gerar igualdade de oportunidades e igualdade social”, defendeu a deputada.

 

Rubens Vieira (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade) e Elisângela Moura (PC do B) também utilizaram a tribuna para demonstrar a expectativa de que o presidente Lula aponte um caminho de retomada na conquista de direitos dos trabalhadores.


Representando os sindicatos e centrais sindicais, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Piauí, Paulo Bezerra, reforçou o sentimento demonstrado pelos parlamentares de que os trabalhadores tiveram muitas perdas nos últimos anos. Ele ainda indicou que há mudanças no mundo laboral que direcionam as lutas para a organização de novas classes que estão mais desprotegidas, como a dos trabalhadores de aplicativo.


Além da CUT, a sessão solene contou com a presença de representantes de sindicatos de categorias como mototaxistas, motoristas, professores e bancários. Os servidores públicos dos níveis estadual e federal também compuseram a mesa do evento, bem como lideranças do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

 

 

Nicolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles