Sessão solene marca os 60 anos de regulamentação da profissão de corretor de imóveis

por paulo — publicado 30/08/2022 11h45, última modificação 30/08/2022 11h45
Além de corretores de imóveis, representantes do CREA-PI e da Caixa Econômica Federal estiveram na solenidade na Assembleia Legislativa.

Confiança e segurança na realização de sonhos. Esses foram os adjetivos apresentados na sessão solene da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (30) que homenageou os 60 anos de regulamentação da profissão de corretor de imóveis. Os profissionais prestigiaram o evento que contou com a participação dos representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI), da Caixa Econômica Federal e de autoridades políticas.

Para o deputado Georgiano Neto (MDB), o corretor de imóveis é um profissional importante no cenário de incertezas econômicas vivido na atualidade. Para que as transações de compra e venda de casas, apartamentos e escritórios sejam realizadas, o parlamentar afirmou que o corretor garante credibilidade ao processo.

A importância da relação da Caixa Econômica Federal com os profissionais do setor foi celebrada pelo Superintendente Regional do banco, Raul de Oliveira Gomes. Ele lembrou que o financiamento imobiliário é o produto mais importante da instituição financeira e que a parceria com os corretores é fundamental para o atendimento, principalmente, para clientes de menor renda.

O presidente do CRECI-PI, Pedro Nogueira, relembrou a história da profissão no Brasil que remonta à vinda da Família Real, em 1807. Nesse processo, a relação com o parlamento sempre foi muito importante, constatou o presidente, destacando que a regulamentação da profissão foi vetada pelo presidente da República Jânio Quadros, mas que o Congresso Nacional derrubou o veto do chefe do Executivo Federal, em 1962.

Lutas atuais também foram apresentadas. “Nessa relação com o parlamento tivemos uma das principais legislações que, provavelmente, irá revolucionar o ambiente jurídico de nosso mercado. A Lei 12.430/2022, que institui o Sistema Eletrônico de Registros Públicos, poderá ser um fator decisivo no aprimoramento das relações jurídicas envolvendo os cartórios, os agentes financeiros, as construtoras, incorporadoras e também os corretores de imóveis”, comemorou Pedro Nogueira que também relembrou da lei que tramita na Alepi sobre a prioridade de atendimento de corretores nos cartórios piauienses.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles