Sessão solene celebrará 30 anos da Federação das Apaes do Piauí

por Katya D'Angelles publicado 20/10/2023 16h40, última modificação 20/10/2023 16h59
A proposta de realização da homenagem é do presidente Franzé Silva

Assembleia Legislativa do Piauí realizará sessão solene para comemorar os  30 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Piauí - APAE, segunda-feira (23) às 10:30 horas, no plenário Waldemar Macedo. A proposta é de autoria do presidente, Franzé Silva (PT), a fim de reconhecer a importância do trabalho da referida instituição, conforme requerimento aprovado em  5 de setembro deste ano.

“ A história da APAE de Teresina se confunde com o movimento de apoio à pessoa com deficiência, nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, por concentrar em  única personalidade o mérito de haver incentivado nos três estados, a implantação do ensino especial,, segundo a orientação da Federação Nacionais das APAES, o maior órgão filantrópico  e comunitário do mundo em sua área de atuação”, justificou Franzé Silva.


O deputado disse que na mesma data da fundação da instituição, em 04 de junho de 1968, por iniciativa do professor João Porfírio de lima Cordão e a sua esposa, professora Maria do Socorro de Sá Lima , pais de um filho com deficiência, nascia também a APAE de Teresina. “ Foi um sentimento apoio e solidariedade às pessoas deficientes e aos familiares, que até então, mantinham os seus entes queridos confinados em suas residências por força do elevadíssimo grau de preconceito predominante, na sociedade daquela época,” relembrou o parlamentar


Franzé Silva informou ainda, que no ano de 1993, a APAE de Teresina, entendeu que além da escolaridade e do tratamento seria importantíssimo oferecer ás pessoas com deficiências um tratamento profissional. Para isso, foram montadas as oficinas de marcenaria, solda elétrica e serralheria, com a finalidade de habilitar os alunos para inserção no mercado de trabalho, estágios em indústrias locais.


Amparo Oliveira - Edição: Katya D'Angelles 

registrado em: