Sessão solene abre Semana de Conscientização pelo Autismo na Alepi

por Katya D'Angelles publicado 11/04/2023 13h50, última modificação 11/04/2023 14h27
A programação conta também com a realização de uma feira e de apresentações artísticas
Sessão solene abre Semana de Conscientização pelo Autismo na Alepi

Imagem: Jarbas Santana

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta terça-feira (11), sessão solene em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado dia 2 de abril e criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. A proposição foi do presidente da Casa, Franzé Silva (PT). Na abertura da sessão, ele destacou o engajamento das pessoas que lutam diariamente em defesa dos direitos das pessoas com autismo, exaltou a importância da necessidade dessa discussão dentro da Alepi para que o Legislativo possa entender as dificuldades enfrentadas por essas famílias com filhos autistas.

O deputado disse ainda que a educação precisa estar preparada para receber as crianças autistas e que precisam do apoio do estado, da Casa legislativa e câmaras municipais. “ Nós temos, no Piauí, 1/3 da população com algum tipo de deficiência. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, sempre teve o olhar muito cuidadoso com esta causa e está tendo prosseguimento destas políticas agora, na condução do atual governador, Rafael Fonteles e sua equipe”, declarou.

 

O neuropediatra Ricello Lima, agradeceu o convite para participar dessa sessão, e disse que falar de autismo lhe dar muita satisfação e que esse momento de conscientização deve ser feito diariamente, em todos os lugares. “As pessoas, com autismo, não são doentes, são diferentes, elas têm uma maneira diferente de ver o mundo”, afirmou. 

A presidente do Centro de Referência na Inclusão dos Amigos e Familiares da Pessoa com Autismo (PRISMA), Natália Reis, agradeceu o convite, destacou o trabalho expressivo do deputado Franzé Silva em defesa dos autistas, e destacou a presença de dois jovens autistas, integrados com a música, João Guerreiro (vocal) e Mikeyas (violão), que cantaram a música É Preciso Saber Viver, do cantor Roberto Carlos, durante a sessão solene para mostrar que eles são capazes.

 

Falou também a presidente da Associação de Amigos dos Autistas do Piauí, Teresa Ramos. dizendo que ainda existem pessoas que se preocupam com autistas, e que é uma realidade os pais deixarem de levar as crianças para as escolas porque não tem acompanhantes. “Peço aos governantes, deputados, OAB, para fazerem a lista de espera do SUS andar, uma criança demora muito pra ser atendida, cerca de seis meses até conseguir um tratamento, e isso é muito triste”, declarou.

 

Fizeram parte da mesa de honra representantes do judiciário, de instituições ligadas à defesa do autismo, professores, médicos os deputados Dr. Hélio (MDB), Gracinha Mão Santa (PP), Rubens Vieira (PT ) e Henrique Pires (MDB).


Liuce Reis - Edição: Katya D'Angelles