Sessão Especial do 18 dia vai homenagear soldados pelo seu dia

por Katya D'Angelles publicado 15/09/2023 12h55, última modificação 15/09/2023 13h16
A proposta foi apresentada pelo deputado Dr. Hélio

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza na segunda-feira (18), às 9h, sessão solene em homenagem ao Dia do soldado. O objetivo é homenagear os bravos homens e mulheres que dedicam a vida protegendo a sociedade e lutando contra o crime. A proposição é do Dr. Hélio(MDB).


O parlamentar justificou seu requerimento dizendo que o dia 25 de agosto, quando se comemora o Dia do Soldado, é o dia do nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Nascido em 25 de agosto de 1803, Caxias participou de vários episódios da história brasileira. Com mais de 60 anos de serviços prestados à Pátria, atuou na contenção de revoltas no século XIX, sendo digno de receber a menção de Pacificador do Brasil.


Seguindo os exemplos de Caxias, os soldados de hoje se preparam para atuar dentro e fora de nosso território, em missões de paz, em atividades de garantia da lei e da ordem, apoiando os órgãos de segurança pública protegendo o meio ambiente, patrulhando as fronteiras do País e socorrendo a população, quando afetada por desastres naturais, entre outras tarefas. Ser soldado é uma missão de vida, uma vocação. E a sociedade sabe da importância dessa profissão, que é imprescindível para o funcionamento da ordem pública”,declarou Dr. Hélio.


Existem várias escalas de soldados,,os mais conhecidos são do exército: I
nfantaria- onde os soldados podem lutar em qualquer lugar, com diferentes armas, transportes, tentando conquistar e manter um território;cavalariaonde os soldados podem lutar em qualquer lugar, com diferentes armas, transportes, tentando conquistar e manter um território;e artilharia- que fazem uso das armas de fogo, com lançamento de bombas e outros projéteis; Soldado de Engenhariaé formado para atuar nos campos de combate e de construção, em tempos de guerra ou de paz.

 

 

Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles