Sessão especial presta homenagem aos médicos

por Katya D'Angelles publicado 17/10/2023 15h40, última modificação 17/10/2023 15h46
Sessão solene alusiva ao Dia do Médico foi proposta pelo deputado Marden Menezes

A Assembleia Legislativa do Piauí, realizou uma sessão solene , nesta terça-feira (18),  para prestar homenagem ao Dia do Médico, proposta deputado Marden Menezes (Progressistas), com o objetivo destacar médicas e médicos que prestam relevantes serviços à população e que contribuem para enaltecer a medicina no Piauí.



O deputado Marden Menezes disse que a homenagem é uma forma de enaltecer a categoria mais importante, e que merece todas as honras da Assembleia. “Essa homenagem é muito pequena diante da grandeza e da importância da classe médica.  Aqui fazemos o devido reconhecimento da história da profissão, dos desafios dos momentos atuais, debates e lutas, com abrangências das demais profissões da área de saúde”, disse o parlamentar.



Atualmente a Alepi tem uma bancada formada por 9  deputados médicos: Dr Gil Carlos (PT), Barbara do Firmino (Progressistas), Dr. Hélio(MDB) ,Dr. Thales, (Progressistas)Dr. Felipe Sampaio (MDB), Dr. Vinícius (PT), e Dr. Marcus Vinícius(PT).



Várias autoridades da área médica fizeram uso da tribuna. O deputado Felipe Sampaio lembrou que no período da pandemia do COVID 19, a categoria mostrou o quanto são necessários os seus serviços para salvar vidas. “Todos os que fazem parte da saúde, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas trabalham com amor e a dedicação. Essa classe foi para a linha de frente, e eu tenho a honra de ter ido também. Temos a obrigação de lutar por uma saúde de qualidade no Piauí”, pontuou o deputado.


O outro deputado médico; Dr. Hélio Oliveira, cumprimentou aos colegas médicos, contemporâneos que estavam presentes na sessão solene. Ele lembrou que a atividade médica tem uma relação direta com a qualidade de vida das pessoas. “ É uma profissão, entre todas, que impacta diretamente, no cotidiano das pessoas. É um desfio de estar lutando por uma condição melhor, que depende de várias variantes, desde onde trabalha, à   política de saúde do Brasil”, disse o parlamentar



A médica Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos - presidente do Sindicato do Médicos do Piauí (Simepi) falou em nome da categoria. Em seu discurso lembrou a Campanha Outubro Rosa e a importância do trabalho do médico na conscientização da sociedade. Defendeu a permanência dos serviços do Sistema Único de Saúde (Sus).  “É importante tem um sistema de saúde organizado e   precisa ter medidas para não deixar os médicos ficar fora do sistema, que tem sido avanços tecnológicos no combate e o tratamento do câncer de mama no Piauí”, alertou a médica.


Pedro Augusto Pedreira Martins, presidente da Academia de Medicina do Piauí, disse que ficou muito feliz em rever alguns dos deputados médicos que já conviveram com ele e alguns foram seus alunos. “ Me senti muito em casa. Representar a academia é uma tarefa muito honrosa, porque representa a história de dificuldades mas também, de construção muito positiva”, comemorou o médico.


A mesa hora foi formada Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos - presidente do Simepi, Maurício Henrique Soares Siqueira Marques - Conselheiro, Pedro Augusto Pedreira Martins - presidente da Academia de Medicina do Piauí  e Henrique Rebelo - ex-deputado.



Amparo Oliveira - Edição: Katya D'Angelles 

 

registrado em: