Sessão comemora 60 anos de regulamentação da psicologia no Piauí e no Brasil
A Assembleia Legislativa do Piauí realizará, nesta quinta-feira (18), uma sessão solene em comemoração aos 60 anos de regulamentação da psicologia no Piauí e no Brasil. O evento, que terá início às 10 horas no Plenário Waldemar Macêdo, foi requerido pelo deputado estadual Fábio Novo (PT) e aprovado pelos parlamentares da Casa.
“São 60 anos da regulamentação de uma profissão essencial na garantia da saúde mental. Vivemos mais de dois anos de pandemia e o papel desses profissionais foi de muita importância para acolher pessoas que mudaram suas vidas ou que perderam alguém querido pra Covid-19. Vivemos numa cidade que possui altos índices de suicídio e muitas pessoas sofrendo de depressão. Precisamos contar com ajuda profissional. Deixo meu reconhecimento e louvor a todas e todos os psicólogos do nosso Estado”, destaca Fábio Novo.
Para o deputado, a regulamentação da profissão de psicologia foi um marco, uma história que precisa ser conhecida em profundidade. A regulamentação deu-se com a promulgação da Lei Federal nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, embora a discussão sobre o assunto tenha sido iniciada décadas antes. A entidade responsável pelo acompanhamento da profissão é o Conselho Federal de Psicologia, juntamente com os Conselhos Regionais.
Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles