Servidores participam de roda de conversa sobre abuso sexual

por Katya D'Angelles publicado 24/05/2024 13h49, última modificação 24/05/2024 13h49
O evento contou com palestra de conselheira tutelar de Teresina

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou na manhã desta sexta-feira (24) roda de conversa sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento ocorreu na sala de aula da Escola do Legislativo, sendo aberto a todos os servidores da Casa. O Conselho Tutelar de Teresina foi parceiro na ação alusiva ao Maio Laranja.

 

“A nossa preocupação é levar orientação às entidades, aos dispositivos públicos, às escolas - como hoje estamos aqui nessa roda de conversa. Tentar, talvez, não mais conscientizar, porque a gente sabe que a conscientização é algo que já aconteceu, mas é sensibilizar mesmo, sensibilizar o poder público, sensibilizar as famílias, sensibilizar a sociedade. A importância do seu papel enquanto cidadão em levar, em buscar ajuda e ajudar uma criança e adolescente que com certeza sofre consequências gigantescas com abuso e exploração”, explicou Raimunda Teixeira, a conselheira tutelar palestrante.

 

Regina Lúcia, coordenadora do Serviço Social da Alepi, afirmou que a intenção do diálogo com os servidores era para mostrar como a quantidade de abusos é grande e o que deve ser feito para proteger as crianças e adolescentes. “Não podemos nos calar diante dessa situação, então se nós conhecermos alguma criança que tenha mudado o seu comportamento, é importante que a família observe muito o seu filho dentro de casa, tenha aquela proteção, pergunte o porquê.  Pode não ser nada, mas ele também pode estar sofrendo alguma questão de violência. [...] São coisas que acontecem e não é algo que estamos à parte, é algo que a gente precisa se apropriar desse conhecimento para, a partir daí, denunciar, ligar e conhecer os órgãos que protegem essas crianças”, finalizou.



Iury Parente - Edição: Katya D’Angelles