Servidoras participam de roda de conversa sobre o diagnóstico do câncer de mama
A Assembleia Legislativa do Piauí, através do Serviço Social em parceria com a Fundação Maria Carvalho Santos, realizou na manhã de hoje (16), na sala de aula da Escola do Legislativo professor Wilson Brandão, uma roda de conversa sobre a conscientização de prevenção do câncer de mama.
O evento faz parte do Outubro Rosa 2023, com o tema, "O Ano do Abraço, o maior de todos", ressaltando a importância do apoio e acolhimento no enfrentamento do câncer de mama. A roda de conversa contou com a presença da madrinha do Outubro Rosa, da advogada Eliana Portela, da conselheira da fundação Maria Carvalho Santos, Adriana Napoleão e também da presença de Elisiane Barroso, vencedora da batalha contra o Câncer.
Elisiane Barroso disse que o mês de outubro serve de reflexão para as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Não existe nada que a gente possa fazer para evitar desenvolver o câncer. O que garante que a gente tenha sucesso no tratamento é o diagnóstico precoce. É claro que uma vida saudável, atividade física, ajudam muito, mas não garantem na sua totalidade que você não desenvolva o câncer. O importante mesmo em todo processo é a questão do diagnóstico precoce”, concluiu.
A madrinha do Outubro Rosa, a advogada Eliana Portela, ressaltou a importância do Outubro Rosa para a conscientização das mulheres sobre o câncer de mama. A cada ano, cerca de 66 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama no Brasil. A Fundação Maria Carvalho Santos atua para reduzir os índices de mortalidade por essa doença, que é altamente curável, explicou.
O principal objetivo desta campanha de conscientização é reforçar a importância da prevenção do câncer de mama e, também, do colo de útero, através da disseminação de informações sobre a necessidade de mulheres e homens, estes que também podem ser acometidos pelo câncer de mama, realizarem o autoexame preventivo.
A fundação Maria Carvalho é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Teresina que atua nos Estados do maranhão, Piauí, Ceará e Tocantins na promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles