Serviço Social realiza campanha Dezembro Vermelho e Laranja junto a servidores

por Katya D'Angelles publicado 16/12/2024 14h20, última modificação 16/12/2024 14h30
Campanha lembra o mês de alusão a prevenção de ISTs e ao câncer de pele

Servidores da Assembléia Legislativa do Piauí serão recebidos amanhã (17) com uma campanha alusiva ao dezembro laranja; mês é dedicado conscientização da prevenção do câncer de pele. Já o dezembro vermelho diz respeito a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis como HIV e outras. A ação faz parte do calendário de atuação de campanhas junto aos servidores da Casa, promovido pelo serviço social.  

 

Há 36 anos, em 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial da Saúde estabeleceram o Dia Mundial de Luta contra a Aids, que passou a ser comemorado globalmente em 1º de dezembro. Esta data se tornou um marco no combate ao preconceito e ao estigma relacionados ao HIV.

 

Nos últimos dez anos, o Brasil registrou queda de 25,5% na mortalidade por Aids. Apesar da redução, cerca de 30 pessoas morreram de aids por dia no ano passado.

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), durante o Dezembro Laranja, busca conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele e sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção para sua pele

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais frequente no país, sendo que para 2023, são estimados cerca de 220 mil novos casos. Quanto ao câncer de pele melanoma, o mais grave, o número de casos novos estimados é de 8.980. Conforme explica a dermatologista que atua no Hospital do Câncer em Uberlândia, Dra. Mabel Gomides, “o câncer da pele surge do acúmulo nocivo de radiação ultravioleta (RUV) promovendo danos celulares e a formação do tumor”.

 

Liuce Santos/Edição: Katya D'Angelles