Saúde: comissões aprovam adoção de tratamento inovador
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Administração Pública e Política Social aprovaram em reunião conjunta, nessa terça-feira (25), o Projeto de Lei 30/25, que institui a Política Estadual de Implementação da Terapia REAC (Radio Electric Asymmetric Conveyer) na rede pública de saúde do Piauí. A matéria segue para votação em Plenário. O tratamento pode ser eficaz no tratamento de diversas condições, como autismo, depressão, ansiedade, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, enxaquecas, lipodistrofia, edema e dor crônica.
O autor da proposição, deputado Henrique Pires (MDB), explica que a iniciativa visa garantir o acesso da população à terapia REAC, nova perspectiva terapêutica no campo da neuro e biomodulação. “É uma tecnologia inovadora que tem demonstrado benefício cientificamente comprovado no tratamento de diversas condições de saúde”, destacou.
PROFETA DA CHUVA - As comissões também aprovaram projeto de lei do vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Francisco Limma (PT), que inclui o Dia Estadual dos Profetas da Chuva no calendário oficial de eventos; assim como o projeto do ex-presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT), que institui o Dia Estadual de Luta Anticapacitista.
INDICATIVO DE PROJETO - A CCJ aprovou ainda o indicativo de projeto de lei do deputado licenciado Aldo Gil (PP) que visa tornar obrigatória a instalação de leitos de psiquiatria em todo hospital a ser construído ou reformado no Piauí. Caso a matéria seja aprovada em Plenário, será enviada como sugestão ao Poder Executivo, que pode transformá-lo em Projeto de Lei do Governo.
Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles