Sancionada a Lei que cria Empresa Amiga da Inclusão no Piauí

por Katya D'Angelles publicado 30/08/2023 14h10, última modificação 01/09/2023 09h13
Proposta de Dr. Vínicius incentiva a capacitação para atendimento de pessoas neurodivergentes
Agora as pessoas com deficiência vão poder ter um atendimento de qualidade dentro das empresas. A Lei nº 8115, de autoria do deputado estadual Dr. Vinicius, foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles e institui o certificado de “Empresa Amiga da Inclusão” para empresas que possuam 70% dos funcionários capacitados para atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, entre outros. 


A capacitação está em construção e ainda será implementado pela Secretaria de Estado da Educação. A cada dois anos, os funcionários devem realizar a formação para que a empresa mantenha o certificado. O curso contempla formas de comunicações alternativas, condução de situações de crise, além do tratamento adequado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, TDAH e seus acompanhantes. 
O deputado Dr. Vinicius afirma que o curso vai dar ferramentas e habilidades para que o atendimento às pessoas com deficiência seja feito com inclusão. “Vamos ter acessibilidade em todos os tipos de ambiente. Seja em restaurante, farmácia ou comércios. O curso vai ser gratuito para todas as empresas que queiram se inscrever. Isso é inclusão! Não apenas dizer que aceita as pessoas com deficiência, mas realmente incluí-las e chama-las para fazer parte da sociedade”, conclui Dr. Vinicius.


Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angellles 
registrado em: