Requerimentos de Dr. Hélio sobre saúde em Parnaíba são aprovados
O deputado Dr. Hélio (MDB) apresentou dois requerimentos na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (16) pedindo melhorias à saúde de crianças e servidores estaduais de Parnaíba. Ambos foram aprovados e o parlamentar espera que o Governo do Estado atenda a cidade litorânea nas políticas de descentralização da saúde.
Um dos focos do parlamentar são as crianças. Dr. Hélio requereu que seja construído um Hospital Infantil em Parnaíba. Em fala, o deputado destacou que com a estrutura requerida e uma maternidade regional, a saúde materna-infantil na Planície Litorânea vai estar bem atendida. Ele acredita que a expansão do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) para ao município também é importante.
Sobre a saúde dos servidores do estado na região, a atenção de Dr. Hélio está voltada à qualidade do atendimento. Em requerimento aprovado, o deputado apontou a necessidade de reformar o prédio que abriga o Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí e o Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Parnaíba.
PESAR - Voto de pesar proposto pela deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) pelo falecimento do jornalista Kenard Kruel foi aprovado na sessão plenária da Alepi. Ele era membro da Academia Parnaibana de Letras. O voto foi subscrito pelo presidente da Casa, Franzé Silva (PT), que, em seu primeiro emprego, trabalhou com o jornalista, e destacou a importância de Kenard para a luta sindical dos jornalistas. O líder do Governo na Alepi, deputado Fábio Novo (PT) também subscreveu por causa do trabalho conjunto que exerceu com o jornalista na Secretaria de Cultura.
SOLENE - Na próxima quinta-feira (18), a Alepi realiza sessão solene pelo Dia da Assistente Social. Durante a sessão plenária, a autora do requerimento pela solenidade, deputada Simone Pereira (MDB) afirmou que o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, tem feito um resgate da categoria após os presidente Michel Temer e Jair Bolsonaro precarizarem o trabalho desses profissionais.
EMPREENDEDORAS - A deputada Bárbara do Firmino (Progressistas) apresentou projeto de lei ordinária que cria o Programa Assistencial para a Mulher Empreendedora. Também chamada de Banco da Mulher, a iniciativa quer contribuir com aquelas que mantêm negócios mesmo estando em situações de vulnerabilidade.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles