Requerimentos cobrando recuperação e segurança em rodovias são aprovados
Cinco requerimentos apresentados pelos deputados na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) cobrando recuperação da pavimentação asfáltica e a instalação de mecanismos de segurança em rodovias foram aprovados na sessão plenária desta terça-feira (11).
O trecho da PI-465 que liga São João do Piauí ao Povoado Grajaú e a Campo Alegre do Fidalgo é o motivo do requerimento do deputado Dr. Gil Carlos (PT). Por a estrada ser próxima à BR-020, ele solicita ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a instalação de lombadas eletrônicas.
A deputada Ana Paula (MDB) também solicitou lombadas, mas em trecho da BR-135. Elas devem ser colocadas próximas ao Balneário Xixá, na cidade de Bertolínia.
Gracinha Mão Santa (Progressistas) pediu a atenção do DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagem) para a PI-213 e para a PI-314. A primeira vai da BR-343 à divisa com o Ceará passando por Cocal. A segunda liga as cidades de Piracuruca e Cocal dos Alves.
Para a região central do Piauí, Henrique Pires (MDB) requereu atenção à estrada que conecta Campinas, Floresta do Piauí e Santo Inácio. O parlamentar solicitou melhorias na PI-242.
Junto a esse requerimento, outros quatro do mesmo parlamentar foram aprovados. Em dois deles, ele cobrou da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária a instalação de postos nas cidades de Batalha e Betânia.
Também foi acolhido requerimento de Henrique Pires solicitando à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí informações sobre os municípios que foram multados pela falta de políticas de descarte de recursos sólidos.
A quinta aprovação dada a iniciativa do parlamentar foi a um voto de louvor para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, de Parnaíba.
Também na área da saúde, foi aceito requerimento de Dr. Felipe Sampaio (MDB) solicitando informações sobre a disponibilidade de diversos tipos de vacina, principalmente, as aplicadas em crianças e que podem estar sem abastecimento nos hospitais piauienses.
Ainda sobre infância, a Alepi irá enviar requerimento à Prefeitura de São Miguel do Tapuio pedindo informações sobre a transferência de estudantes de uma escola que ficava em área quilombola. A iniciativa foi do presidente Franzé Silva (PT).
SESSÃO SOLENE - Requerimento do deputado João Mádison (MDB) foi lido na sessão plenária da Alepi desta terça-feira. Ele quer a realização de uma sessão solene no dia 15 de maio pela passagem do Dia do Zootecnista.
Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente