Requerimentos cobrando correção do Atlas Geográfico do IBGE são aprovados
Os deputados aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (23), dois requerimentos que tratam do Atlas Geográfico Escolar elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os ofícios vão ser enviados para o próprio Instituto e para a bancada piauiense no Congresso Nacional e questionam a inclusão da área de litígio entre Piauí e Ceará no mapa cearense.
O autor dos requerimentos é o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT). Ele tem questionado a escolha do IBGE por ela ter sido feita próxima da tomada de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o litígio. Ele aponta que a afirmação equivocada pode comprometer o estudo e a formação da identidade de jovens piauienses.
Ainda na mesma sessão, os deputados aprovaram requerimento de Marden Menezes (Progressistas) que vai ser encaminhado à Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil (APLUB). A entidade entrou em processo de falência e não deu satisfação a diversos piauienses que contribuíram para planos de previdência. O parlamentar quer a listagem dos profissionais do Piauí prejudicados e que o Procon entre com uma ação coletiva cobrando os direitos desses trabalhadores.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles