Requerimento pede que bancada vote contra projetos em pauta na Câmara

por katya — publicado 07/06/2022 14h25, última modificação 07/06/2022 19h14
Franzé Silva defende que deputados votem contra projetos defendidos pelo governo federal que afetam os bancários.
 Requerimento pede que bancada vote contra projetos em pauta na Câmara

Deputados Franzé Silva e Teresa Britto

Os requerimentos foram lidos na sessão desta terça-feira (7). O deputado Franzé Silva (PT) apresentou requerimento solicitando que a Bancada Federal do Piauí, sob orientação do coordenador, o deputado federal Átila Lira (PP), vote contrário os projetos de Lei nº 1.043/2019 que dispõe sobre a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos; contra o Projeto de Lei nº 2.995/2020 em tramitação na Câmara Federal, que altera a Lei do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) para permitir que outras instituições financeiras, além da Caixa Econômica Federal, possam atuar como agente operador do FGTS;

Outra proposta citada pelo deputado é a Lei n" 4.188/2021 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre o serviço de gestão especializada de garantias, o aprimoramento das regras de garantias, o resgate antecipado de letra financeira, a transferência de valores das contas únicas e específicas do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação, a exclusão do monopólio da Caixa Econômica Federal em relação aos penhores civis, a alteração da composição do Conselho Nacional de Seguros Privados, e altera a Lei nº 9.514, de 20 de novembro de 1997, a Lei nº 8.009, de 29 de março de 1990, a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Código Civil, a Lei nº 13.476, de 28 de agosto de 2017, a Lei n" 6.015, de 31 de dezembro de 1973, a Lei n° 13.097, de 19 de janeiro de 2015, a Lei n° 12.249, de 11 de junho de 2010, e a Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

“Nós precisamos que os nossos deputados federais debatem essa situação, que se trata da questão do desmonte que o Governo Bolsonaro está fazendo em relação à Caixa Econômica Federal. Lá, tramitam três projetos que colocam, com clareza, o plano que esse Governo tem para essa importante empresa. O Projeto de Lei 1.049 atinge não somente os funcionários da Caixa, mas também todos os bancários, quanto há a previsão de abrir as agências aos sábados e domingos. Isso sacrifica os trabalhadores da área bancárias, que já sofrem uma pressão muito grande. Quando apresenta o Projeto de Lei 2.995, que trata de quebrar a exclusividade da Caixa Econômica em fazer a gestão do FGTS, nós temos que alertar todos os trabalhadores. Nós precisamos da segurança que esse fundo está sendo bem gerido fazendo, principalmente, alavancar a construção civil das casas dos brasileiros. Fazer com que esse Fundo saia da Caixa e seja gerido por bancos privados é tirar a função social do FGTS para colocar na insegurança. O último Projeto trata da quebra do monopólio da caixa econômica federal em relação aos penhores civis, outra forma de enfraquecer a Caixa”, justificou o deputado Franzé Silva.

O parlamentar apresentou ainda um requerimento solicitando que seja enviado um voto de solidariedade aos empregados da Caixa Econômica Federal diante dos Projetos das matérias citadas acima.

O deputado Fábio Novo (PT)  apresentou requerimento solicitando que seja realizada sessão solene, no dia 9 de setembro, em homenagem ao Dia do Administrador.

Laryssa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles