Relatório sobre a linha de praia do Piauí será apresentado em audiência na sexta (14)

por Katya D'Angelles publicado 10/07/2023 13h41, última modificação 10/07/2023 13h41
Evento será realizado em Luís Correia pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Piauí
A Assembleia Legislativa do Piauí realiza, na sexta-feira (14), uma audiência pública para apresentação do relatório técnico sobre a nova linha de praia do litoral do Piauí, elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O evento acontecerá na Câmara Municipal de Luís Correia, a partir das 10 horas, sob a coordenação da Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza.

"Nós apresentamos este requerimento para termos essa audiência pública para tratar de um tema que aflige muita gente e compromete os investimentos imobiliários no litoral, que é a questão da linha de praia e tem sido objeto de muitas ações judiciais, gerando muito estresse sobre demolição ou não de edificações que estão lá há dez, vinte, trinta anos", destaca o deputado Dr. Hélio (MDB), autor do requerimento da audiência, que foi aprovado pelo Plenário da Assembleia no dia 13 de junho deste ano. 
O parlamentar destaca que a Semarh finalizou a proposta de delimitação da nova linha de praia, a ser enviada à Superintendência do Patrimônio da União (SPU). "A Semar fez um trabalho muito técnico com drone, com georreferenciamento de todo o nosso litoral, 66 km. O resultado desse estudo nos dá perspectiva de sanar mais de 90% das pendências jurídicas que envolvem os empreendimentos no litoral que têm conflito com a questão da linha de praia. Vai ser um divisor de águas muito importante, para que nosso litoral possa receber muitos outros investimentos", explica.
Conforme o Governo do Estado, a ação foi realizada nas quatro cidades que possuem faixa de praia no litoral do Piauí: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A nova demarcação traz uma maior clareza sobre as áreas que podem ou não ser usadas por empreendimentos imobiliários e turísticos no litoral, além de evitar ocupações indevidas nas praias.

A audiência deve contar com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (SDE), Prefeitura de Parnaíba, Prefeitura de Luís Correia, Prefeitura de Cajueiro da Praia, Prefeitura de Ilha Grande, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Associação dos Empresários da Orla do Piauí, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI) e Subseção Judiciária de Parnaíba (TRF-1).
Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles