Relatório final da CPI da Equatorial é aprovado em plenário

por Katya D'Angelles publicado 19/09/2023 16h15, última modificação 19/09/2023 16h15
Material extenso vai ser disponibilizado para a população no site da Alepi

 Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (19), os deputados aprovaram por unanimidade o relatório final da (Comissão Parlamentar de Inquérito) CPI da Equatorial. A comissão iniciou seus trabalhos no mês de março e o deputado licenciado Nerinho (PT) produziu um extenso material a partir de oitivas realizadas na Casa e em municípios do interior e de dados fornecidos por várias instituições.

 

O encaminhamento aprovado pelos parlamentares é de que cópias do relatório sejam enviadas ao Governo do Estado, à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ao Tribunal de Contas do Estado, aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, à Defensoria Pública Estadual, à Procuradoria do Estado, Congresso Nacional e Tribunal de Justiça. O material vai ficar disponível no site da Alepi para qualquer pessoa interessada consultar, conforme antecipado pelo presidente da CPI, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade).



VERA MENDES Ainda na mesma sessão plenária, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 135/15 que define os limites da cidade de Vera Mendes com Patos do Piauí e Simplício Mendes. A matéria é de autoria do ex-deputado Antônio Félix e recebeu pareceres favoráveis do líder do PT, Hélio Isaías, na Comissão de Constituição e Justiça, e de Hélio Rodrigues (PT) na Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo na manhã desta terça-feira.

 


UTILIDADE PÚBLICA
- Foram aprovados o Projeto de Lei 102/23, do deputado Francisco Limma (PT), e o Projeto de Lei 208/23, do deputado Dr. Vinícius (PT), que dispõem sobre o reconhecimento de utilidade pública da Associação Municipal Bom Samaritano (AMBS) e do Instituto Agroflora para o Desenvolvimento Social e Regional Sustentável, respectivamente. 

 

A Comunidade Terapêutica Maanaim, por Projeto de Lei da deputada Simone Pereira (MDB), como também o Templo Espiritual Casa de Aruanda - Toca do Pajé de Teresina, por iniciativa do líder do Governo Fábio Novo (PT), também tiveram o seu reconhecimento aprovado.

 


HOMENAGENS
- O Plenário aprovou proposta do líder do MDB, deputado João Mádison, para conceder ao secretário de saúde Antônio Luiz a Medalha do Mérito Legislativo. O projeto contou com o apoio dos 24 parlamentares presentes à sessão.

 


Duas concessões de título de cidadania receberam a aprovação do Plenário. Os homenageados são o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior, por proposição do presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), e Ednaldo Rodrigues Gomes, iniciativa de Warton Lacerda (PT). 

 


Cristal Sá, Liuce Reis e Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles