Regulação de saúde será tema de audiência pública na Alepi
No dia 10 de maio, a Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai sediar uma audiência pública para debater o sistema de regulação de saúde do estado. O requerimento com a proposta foi feito pelo deputado Francisco Limma (PT) e aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (3).
“Os problemas de regulação vem aumentando e a gente precisa aprofundar melhor, inclusive, se possível, chamar alguém da regulação até do próprio Ministério da Saúde para a gente poder ajudar os entes federados a encontrar uma solução para esse impasse”, defendeu o autor do requerimento. Francisco Limma também falou sobre lei aprovada em 2021 na Alepi regulamentando o tema que não está sendo seguida.
O tema de debate da audiência pública foi elogiado por Gessivaldo Isaías (Republicanos) e Dr. Gil Carlos (PT). Este, no entanto, afirmou que não é possível discutir a regulação da saúde sem falar sobre a falta de vagas nos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde). Ainda assim, ele disse que vai estar presente no debate que acontece na próxima quarta-feira, 10 de maio, às 14 horas.
O deputado Dr. Hélio (MDB) também fez elogios pela iniciativa de Francisco Limma. Ele criticou a falta de atenção do sistema de regulação à especificidade de alguns casos e citou uma paciente que faleceu porque não recebeu atendimento para uma urgência coronária.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles