Reforma do plenário da Alepi entra na reta final
A reforma do plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está na reta final. “Estamos colocando forro decorativo, painéis acústicos, painel de votação, revestimentos de piso cerâmico e piso vinílico. Logo em seguida, a gente vai para o mobiliário e para o carpete. Feito isso, a obra vai estar praticamente pronta, só na fase de acabamento”, afirma o engenheiro civil Thalison Ramos.
A novidade mais aguardada é o painel eletrônico, que deve agilizar a votação das matérias no plenário. “As pautas das sessões serão exibidas no painel. Em votações abertas, aparecerá o nome do deputado e o voto. Quando o voto for secreto, não vai mostrar qual foi o voto de cada deputado. Será exibido somente o total ao final da votação, junto com as possíveis abstenções”, explica o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Weslley Sousa.
A equipe já está sendo treinada para a utilização do novo sistema de votação eletrônica. “No dia a dia serão dois operadores junto com a Secretaria Geral da Mesa, mas tem mais quatro pessoas da equipe de tecnologia sendo preparadas, pra poder dar suporte aos deputados. Será instalado um módulo na bancada dos deputados para que eles possam votar. Esse voto será validado por meio de biometria”, explica o diretor.
Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles