Rádio Pioneira é homenageada na Alepi pelos 60 anos de fundação

por Iury Aragão publicado 17/05/2023 13h05, última modificação 17/05/2023 13h09
Rádio Pioneira nasceu com caráter popular, educativo e evangelizador

O sexagenário de fundação da Rádio Pioneira de Teresina foi comemorado na manhã desta quarta-feira (17), durante sessão solene, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A rádio realizou sua primeira transmissão oficial no dia 8 de setembro de 1962, sob a liderança do do saudoso arcebispo da capital do Piauí, Dom Avelar Brandão Vilela.


O deputado Fábio Novo (PT), autor da proposição para a homenagem, disse que uma das coisas que mais chamou sua atenção, quando fez jornalismo, foi a educação pelo rádio. “A rádio Pioneira foi pioneira na educação através do rádio, lembrando que, naquele momento, nós tínhamos a situação de estação única. Você tinha o rádio e só sintonizava pela Pioneira, não tinha como não ter audiência”, declarou.


O parlamentar comentou ainda que os programas de educação pelo rádio visavam abranger alfabetização, corporativismo, sindicalismo rural, economia doméstica e religião. Lembrou que a rádio pioneira desenvolveu esses programas de educação no período do regime militar, sob censura, e que muitas vezes os apresentadores e professores eram chamados para depor e dar devidas explicações nesse período.


O presidente da Fundação Dom Avelar, Isaías Pereira, afirmou que a Rádio Pioneira nasceu de caráter educativo, evangelizador, popular e cultural, que penetrava na periferia de Teresina e no interior do Piauí com escolas radiofônicas e foi a primeira emissora a adquirir um carro e a fazer transmissões radiofônicas a partir dele, uma revolução para a época.


O diretor da Rádio Pioneira de Teresina, Giácomo Ciro Braga, falou que a rádio tem crescido muito e tem dado assistência aos que mais precisam dos serviços públicos, de uma comunicação saudável que leva a verdade e a paz. “Os avanços são muitos, principalmente no aspecto social, como também na busca de trazer dignidade humana. A Pioneira com 60 anos tem uma história dedicada ao estado do Piauí, à nossa capital, Teresina, e assim faz parte da nossa vida trazer e mostrar que ainda existimos e temos o papel de comunicar”, afirmou.


Estiveram presentes no evento deputados, o Padre Isaías Pereira, presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela; Dilson Tavares, membro do Conselho e diretoria da Rádio; diácono Ciro Braga, diretor de radiodifusão da Pioneira; Dr. Jesus Elias Tajra, empresário e ex-diretor da Rádio Pioneira por 20 anos; Joel Silva, apresentador na Pioneira há mais de 50 anos; Ana Maria Silva, coordenadora de programação; Pedro Mendes Ribeiro, jornalista, ex-vereador e apresentador; e o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques.



Liuce Reis - Edição: Iury Parente



registrado em: