Quinze requerimentos foram aprovados na sessão desta terça na Alepi
Quinze requerimentos foram aprovados na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (14). Os deputados presentes foram favoráveis à solicitação de informações a órgãos que tratam de estradas, distribuição de energia, segurança, entre outros assuntos.
Em relação às rodovias, Teresa Britto (PV) requereu ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PI) melhorias no trecho da PI-112 que liga ao Povoado David Caldas e Gessivaldo Isaías (Republicanos) solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) a limpeza do acostamento do rodoanel de Teresina.
Na capital, foi aprovado requerimento de Lucy Soares (Progressistas) pedindo a limpeza do complexo escolar do bairro Planalto Uruguai. Do deputado Franzé Silva (PT), aprovou-se pedido de uso de recursos do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para a construção de uma escola técnica na Santa Maria da Codipi. Melhorias no sistema do abastecimento de água da capital foram requeridas pelo deputado Flávio Nogueira Júnior (PT) à Águas de Teresina.
Os serviços da Equatorial Piauí são alvo de requerimentos de Francisco Limma (PT) e Carlos Augusto (MDB). O primeiro solicita uma ligação no município de Queimada Nova e o segundo a instalação de um transformador na zona rural de Campinas do Piauí. Ainda no interior do estado, o deputado Gustavo Neiva (Progressistas) requer à Polícia Militar do Piauí informações sobre o efetivo da corporação na cidade de União.
Os deputados também aprovaram homenagens. Uma será feita em sessão solene no dia 21 de junho para celebrar os 15 anos de TV Assembléia, a pedido do presidente Themistocles Filho (MDB). Também foi aprovado voto de louvor aos 100 anos do jurista Celso Barros Coelho, iniciativa de Dr. Hélio (MDB).
Ocorreu debate apenas na aprovação de requerimento do deputado Júlio Arcoverde (Progressistas) que solicita à Secretaria de Fazenda do Estado informações sobre conta aberta para gerir os rendimentos dos precatórios do Fundef. Parlamentares da base do governo disseram que esses dados já estão disponíveis e que não há problema em disponibilizá-los, ao tempo que Júlio Arcoverde disse que quer mais detalhes sobre a movimentação de cerca de R$245 milhões em conta específica no Banco do Brasil.
LIDOS E APROVADOS - Quatro novos requerimentos foram lidos na sessão desta terça-feira e já receberam a aprovação. Dois são votos de pesar, um, de autoria de Marden Menezes (Progressistas), em lembrança de Jandira Martins da Silva, ex-primeira dama de Piripiri, e o segundo, iniciativa de Wilson Brandão (Progressistas), que homenageia Francisco Barbosa Ribeiro, falecido em Teresina aos 87 anos.
A recuperação da PI-120, no trecho que liga Pimenteiras a Valença do Piauí, foi o conteúdo do requerimento de Evaldo Gomes (Solidariedade) ao DER-PI e a distribuição de sementes de alho em programa executado pela Secretaria da Agricultura Familiar foi demanda de Francisco Limma.
NOVOS REQUERIMENTOS - A deputada Teresa Britto apresentou requerimentos solicitando uma audiência pública no dia 22 de junho para debater o atendimento cirúrgico cardíaco pediátrico no Piauí e a recuperação do asfalto na rua Pedro Borges, na zona sul de Teresina. Também foram lidos dois requerimentos de Gessivaldo Isaías em que ele solicita do DNIT a recuperação da BR-343, no sentido de Parnaíba, e a limpeza de um campo de futebol no bairro Colorado, por parte da Prefeitura de Teresina.
O deputado Georgiano Neto (MDB) requereu da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a instalação de uma torre de telefonia na cidade de Corrente. Gustavo Neiva, preocupado com a segurança de municípios que fazem fronteira com o Ceará, pede informações ao Banco do Brasil sobre a situação da agência bancária de Castelo do Piauí.