Propostas apresentadas na Assembleia Legislativa promovem ações relacionadas à saúde mental
O tema saúde mental entra em destaque no mês de janeiro por se tratar de um período em que é realizada uma importante campanha voltada para a conscientização acerca dos cuidados com as questões emocionais. Na Assembleia Legislativa, os parlamentares reforçam a importância de desmistificar as questões relacionadas à temática e apresentam propostas para aumentar o acesso da população à informações sobre o assunto.
O Indicativo de Projeto de Lei Nº 71/2021, de autoria da deputada Lucy Soares (Progressistas), por exemplo, busca promover a veiculação de informes sobre cuidados com a saúde mental nas plataformas digitais de rádio e televisão dos meios de comunicação de órgãos públicos do Piauí.
A temática também foi abordada pelo deputado Dr. Hélio (PL) que apresentou um Projeto de Lei Ordinária (PLO Nº 132/2021) com o objetivo de instituir uma Política Estadual de Segurança à Saúde Mental dos agentes da Segurança Pública do Estado.
De acordo com o texto do PLO, a medida pretende implementar ações para aumentar a difusão de informações sobre o tema, além de implantar cronogramas para a avaliação física e mental dos servidores por uma equipe multidisciplinar.
A política de saúde a que se refere o Projeto é destinada a atender policiais civis, policiais militares, bombeiros militares e policiais penais.
O deputado Ziza Carvalho (PT) também destacou a relevância das questões emocionais e da Campanha Janeiro Branco nas redes sociais. “Que esse ano possamos cuidar mais de nós mesmos, com carinho, respeito e atenção”.
Andréia Sousa - Edição: Katya D'Angelles