Projetos de assistência à saúde e prevenção ao suícidio começam a tramitar

por Katya D'Angelles publicado 20/09/2023 14h30, última modificação 20/09/2023 14h30
As três propostas da deputada foram lidas em plenário na sessão desta quarta-feira (20)

Durante o pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (20) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foram lidos três projetos de lei da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas). Eles tratam de campanha de prevenção ao suicídio, de política estadual contra câncer de mama e de apoio à comunidade LGBTQIAPN+.

 

O Projeto de Lei 238/23 busca instituir a Campanha Permanente de Valorização da Vida e da Família denominada “Basta: autolesão, depressão e suicídio”. Inclui, também, no Calendário Oficial do Piauí, a Campanha Setembro Amarelo, em alusão ao mês de prevenção ao suicídio; e determina a divulgação do número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV).

 

Pelo projeto PL 237/23, a parlamentar buscar criar a Política Estadual de Educação, Prevenção e Combate ao Câncer de Mama Feminino e Masculino. “A presente propositura visa tratar sobre a prevenção e combate ao câncer de mama masculino e feminino, adotando todas as ações, os programas, os processos e mecanismos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem e disseminam o conhecimento sobre este tipo de câncer”, explica.

 

O PL 236/23 é o que objetiva declarar como Patrimônio Cultural Material do Piauí o Grupo Unificado de Apoio a Diversidade Sexual de Parnaíba - Grupo Guará; e declarar Patrimônio Cultural Imaterial a Parada LGBTQIAPN+ da mesma cidade.

 

TERESINA – A deputada Bárbara do Firmino (Progressistas) apresentou e foram aprovados dois requerimentos. Um pede à Fundação Municipal de Saúde de Teresina informações sobre o fechamento da Unidade Básica de Saúde Luiz Gonzaga Pires, na comunidade Taboca do Pau Ferrado. O outro cobrou que a Secretaria de Esporte e Lazer de Teresina faça a recuperação de abastecimento de água do campo de futebol do bairro Buenos Aires.

 


A parlamentar do Progressistas , ainda durante a sessão plenária, parabenizou os servidores municipais, especialmente os da Prefeitura de Teresina, pela passagem do Dia do Servidor Público Municipal, comemorado em 20 de setembro. “Eles merecem ser respeitados, merecem ter seus salários em dia, merecem ter seus planos de cargos e salários”, frisou.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles