Projetos da Escola do Legislativo alcançaram os 12 território do Piauí em 2024
A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão comemora os resultados alcançados ao longo de 2024, resultando no alcance de milhares de pessoas por meio de cursos, projetos e parcerias.
De acordo com o presidente da Escola, deputado Francisco Limma (PT), durante este ano, 21 municípios, de 12 territórios de desenvolvimento do estado, foram contemplados. “Um dos principais projetos realizados foi o Parlamento do Futuro, que alcançou seis mil estudantes, de 21 escolas estaduais de ensino médio. Uma iniciativa inovadora, que proporcionou uma experiência de imersão desses alunos dentro da rotina do Legislativo piauiense”, ressalta.
Para o presidente da Assembleia a Escola tem sido fundamental para o aperfeiçoamento dos quadros da Assembleia e para a preparação de pessoas da comunidade.
EXTENSÃO – O curso de extensão com maior público foi o de Ouvidoria, com 82 participantes. Também foram concluídas turmas de cerimonial e protocolo, oratória, licitação, pregão eletrônico, elaboração de projetos e captação de recursos. A Escola do Legislativo ainda foi responsável pela integração e ambientação dos novos servidores da Assembleia, que ingressaram no Legislativo no mês de setembro deste ano.
Uma das novidades implementadas foi a criação do Curso de Extensão em Hidrogênio Verde. “Sem dúvida, uma área em expansão e que demandará mão de obra especializada nos próximos anos”, afirma Francisco Limma. Com essa mesma perspectiva, a Escola abriu curso de pós-graduação em Energias Renováveis, juntamente com os cursos de pós em Mediação e Gestão de Conflitos; e Direito Eleitoral.
CÂMARA – Em 2025, será instalada uma Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos na Escola do Legislativo. A iniciativa é fruto de projeto de resolução apresentado pelo deputado Limma e aprovado pela Casa no último mês de outubro. A Câmara atuará nos conflitos individuais e coletivos.
Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles