Projeto prevê plano de adaptação às mudanças climáticas

por Katya D'Angelles publicado 14/05/2024 14h20, última modificação 14/05/2024 14h22
A matéria foi apresentada pelo deputado Rubens Vieira e segue para análise da CCJ

Foi lido, na sessão plenária desta terça-feira (14), o Projeto de Lei Ordinária 91/24, do deputado Rubens Vieira (PT), que estabelece diretrizes para a elaboração do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas e Enfrentamento de Catástrofes Ambientais no Piauí.  A matéria segue para análise nas comissões técnicas da Casa.

O projeto estabelece diretrizes para o Plano de Adaptação, com o objetivo de implementar medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico diante dos efeitos das chuvas, cheias e vazantes dos rios piauienses, bem como outros desastres ambientais, a exemplos de secas, terremotos, deslizamentos, incêndios e ondas de calor.

“Central para este plano é a criação de um sistema integrado de alerta e resposta rápida, que utilizará tecnologias avançadas para antecipar eventos extremos e coordenar a evacuação eficaz de pessoas e animais, garantindo assim a preservação prioritária de vidas”, ressalta o deputado Rubens Vieira.

Também foram lidos os projetos de lei 92 e 93, que declaram Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí os Festejos de São Gonçalo do Gurguéia e os Festejos de Santa Dorotéia, do município de Joaquim Pires. Ambos foram apresentados pelo deputado Hélio Rodrigues (PT) e seguem para análise nas comissões.

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles