Projeto para alavancar Educação repercute na sessão desta terça-feira

por Katya D'Angelles publicado 30/05/2023 14h47, última modificação 30/05/2023 14h47
Programa visa integrar as ações educacionais desenvolvidas pelo Estado e pelos municípios

O deputado Francisco Limma (PT) utilizou o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (30) para destacar o Pacto pela Educação, lançado pelo Governo do Estado na noite de ontem (29). A iniciativa cria o Sistema Estadual de Educação, visando fortalecer a colaboração entre Estado e municípios, buscando articular as ações voltadas para a melhoria dos indicadores educacionais, potencializando a capacidade de cada ente.

O parlamentar explanou sobre as três metas principais do programa: a Alfabetização na Idade Certa, o novo transporte escolar e ações de cessão de móveis, imóveis, materiais didáticos e professores. "Só no programa de Alfabetização na Idade Certa, estamos falando de um investimento da ordem de R$ 34 milhões nos próximos anos. Isso não é pouco. Quase que dobra o investimento, em benefício direto de cerca de 200 mil crianças com essas ações", frisou.

O deputado Dr. Gil Carlos (PT) corroborou o discurso do colega em aparte. "No Piauí já existem bons exemplos das redes municipais de educação, como Bom Jesus, Oeiras, São José do Divino, que conseguem altos níveis de proficiência, superando a meta do Ministério da Educação, mas precisamos criar uma plataforma isonômica da Educação, alcançando os 224 municípios com suas redes municipais, razão dessa proposta do Sistema Estadual de Educação. Não alcançaremos esse nível de excelência se não tivermos a rede se comunicando entre si. [...] Esse passo que o governador Rafael dá é histórico", disse.

"Aquele Piauí que em 2003 ainda tinha cerca de 40 municípios que sequer tinham ensino médio é coisa do passado bem distante. Hoje, nós temos da educação infantil à educação superior - com a Universidade Aberta do Piauí - em todos os municípios, com a presença forte da Uespi, com a ampliação da Universidade Federal, com a atuação do IFPI. Quando junta município, Estado e Governo Federal, nós temos condições de avançar cada vez mais. Que esse trabalho continue com essa visão de grandeza, como uma política pública de estado e não apenas política de um governo", conclui Francisco Limma.

Cristal Sá - Edição:Katya D’Angelles