Projeto institui a política estadual de educação profissional e tecnológica
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu Mensagem do governador do Estado, Wellington Dias (PT), com projeto de lei que trata da política de educação profissional no âmbito da rede estadual de ensino. A proposta do Executivo segue para análise nas comissões técnicas da Alepi antes de ser votada em Plenário.
O projeto implementa a Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT), apresentando “diretrizes e normas que irão nortear e dar mais segurança jurídica às atividades desenvolvidas, bem como fomentar a expansão e melhoria da oferta de cursos a nível estadual”.
Uma das intenções dessa política é interioriza a oferta dos cursos, podendo ser utilizado o ensino à distância. Os cursos poderão ser ofertados em unidades remotas, desde que vinculadas às Escolas Estaduais de Educação Profissional.
O governo se dispõe, também, a fazer parcerias com pessoas jurídicas de direito público ou privado para contratos de aprendizagem às pessoas que tenham entre 14 e 18 anos. E os professores do quadro efetivo da rede estadual que tiverem interesse em lecionar na educação profissional, poderão participar de processo seletivo interno.
Iury Parente - Edição: Katya D'Angelles