Projeto Escola de Liderança para Meninas participa de evento no Cine Teatro da Alepi

por Katya D'Angelles publicado 02/06/2023 15h32, última modificação 02/06/2023 15h32
Esse projeto é realizado pela Plan Internacional Brasil que é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos.

O Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí foi palco na manhã desta sexta-feira (2), da apresentação do Projeto Escola de Liderança para meninas. Esse projeto é realizado pela Plan Internacional Brasil que é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. O projeto conta com o apoio da deputada Bárbara do Firmino.

 

A Escola de Liderança para Meninas tem o objetivo central de apoiar o empoderamento delas para a prevenção das violências baseadas em gênero, desenvolvendo suas habilidades para a vida, seus conhecimentos sobre seus direitos e incentivando sua participação cidadã. A Escola tem duração de quase 80 horas, com encontros semanais facilitados por educadoras, e promove visitas a espaços como a Assembleia Legislativa, Ministério Público e prefeituras.

 

A coordenadora da PLAN Teresina, Aline Xavier explicou que esse é o projeto escola para meninas e que estão formando hoje a quarta turma, com aproximadamente 75 participantes, mas ao longo desses anos de formação, a ONG já formou 200 meninas. “ No processo informativo, elas passam por conhecimento sobre habilidades para vida, para que elas se reconheçam enquanto meninas, garantidoras de seus direitos. Passam por um processo de liderança para que sejam líderes primeiro da vida delas e depois politicamente. Elas também aprendem a temática de dignidade menstrual para que elas reconheçam seu próprio corpo e o processo de ciclo menstrual”.

 

Durante o evento foram entregues diplomas para mais de 72 meninas de três comunidades da zona rural de Teresina O evento de formatura faz parte do encerramento do projeto e consolida todo o percurso de formação e ações que as meninas vivenciaram nos últimos 10 meses.


Liuce Reis - Edição Katya D'Angelles