Projeto de lei cria a Semana Estadual de Prevenção das Doenças Renais
Dados do Ministério da Saúde revelam que no Brasil há mais de dez milhões de pessoas acometidas de doenças renais e 140 mil pacientes que realizam diálise para sobreviver. O Projeto de Lei 17/2002, apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Franzé Silva (PT) institui e integra ao calendário oficial de eventos do Estado do Piauí a Semana Estadual de Prevenção das Doenças Renais.
A semana será realizada anualmente na segunda semana de março para promover o conhecimento social sobre a doença e as formas de evitá-las e tratá-las. A matéria está à disposição das Comissões Técnicas para ser analisada.
“O Dia Mundial do Rim, data criada pela “International Society of Nephrology (ISN)”, é comemorado anualmente na segunda quinta-feira de março, tendo como principal objetivo aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e gerenciamento dessas doenças”, diz Franzé Silva.
Ele explica que, segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, cerca de 850 milhões de pessoas no mundo tenham doença renal e que dentre essas pelo menos 2,4 milhões estão em estado crônico, com uma crescente taxa de mortalidade. No Brasil estima-se que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença. Em nosso País, cerca de 140 mil pacientes realizam diálise para sobreviver.
“Se diagnosticada de forma precoce, o avanço da doença renal pode ser controlado ou retardado em grande parte dos casos. Ocorre que, em geral, a doença não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre ela, seus principais fatores de risco, como hipertensão arterial e diabetes mellitus, e exames de rastreamento diagnóstico, como de urina e creatina sérica”, explica o parlamentar.
Durvalino Leal