Projeto da Alepi é finalista do Prêmio Assembleia Cidadã

por Katya D'Angelles publicado 04/12/2024 13h55, última modificação 04/12/2024 15h42
Deputados piauienses votaram nesta quarta-feira durante a 27ª Conferência da Unale

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está participando, nesta quarta-feira (4), com o seu projeto Parlamento do Futuro, da final do Troféu Assembleia Cidadã, organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Na etapa inicial, a Alepi ficou em primeiro lugar, entre 15 concorrentes. A final conta com o Piauí e com as Assembleias do Espírito Santo e do Acre; o resultado será divulgado na quinta-feira (5).

 

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) tem participado da Unale há 13 anos e disse que pela primeira vez a Alepi é finalista do Troféu Assembleia Cidadã, destacando que, durante a primeira fase da premiação, o projeto recebeu a maior pontuação. “Mostra que o nosso estado tem o pensamento para o futuro, que pensa na inclusão da juventude na política. A explicação de como funciona o sistema da Assembleia Legislativa, o que é um projeto de lei, o que é uma PEC. Mostra que o Piauí vem se destacando em termos de informações de trabalho do Legislativo para a população”, comemorou.


Franzé Silva (PT), presidente da Alepi, disse que o Parlamento do Futuro foi uma forma de aproximar os jovens da política e que é um modelo para o Brasil. “Estamos concorrendo a esse prêmio nacional, na expectativa de que essa experiência que juntou a Secretaria de Educação, o Tribunal Regional Eleitoral e a nossa Assembleia Legislativa seja premiada como a melhor experiência de inclusão da juventude dentro da democracia”, afirmou.


“Nós trouxemos estudantes da rede pública para a experiência de viver o dia a dia e aprender como funciona de fato o Poder Legislativo. Essa experiência é inovadora e foi capitaneada pela Mesa Diretora, através do presidente Franzé Silva”, explicou Marden Menezes (PP).

 

O Parlamento do Futuro surgiu do projeto de resolução 09/23, de autoria do deputado Francisco Limma (PT), e teve o objetivo de promover a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio das escolas públicas. “Nós estamos bastante animados, muito empolgados com a possibilidade de levarmos para o Piauí o primeiro lugar com esse projeto, que é um projeto de cidadania que integra a Assembleia com a sociedade, com as escolas, com o apoio de TRE, com o apoio da Secretaria de Educação”, enalteceu Francisco Limma.

 

A equipe da Alepi presente na Conferência da Unale contou também com servidores, como Gildete Milu, diretora da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, que foi fundamental na realização do projeto. “Estamos com muita vontade de ganhar esse prêmio lá para o Piauí, porque o projeto que nós apresentamos resgata a democracia, principalmente para os nossos jovens. Simulamos eleições com os jovens do nosso estado e estamos colhendo os frutos”, contou.

 

“É uma ação inovadora ao aproximar a juventude do parlamento, aproximar a sociedade da política. A Alepi representa de verdade a casa do povo. Traz avanços e parabenizamos todos os servidores e deputados e deputadas e a presidência por incentivar iniciativa como o Parlamento do Futuro”, concluiu o deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).

 

O projeto Parlamento do Futuro contou com eleições em 12 territórios piauienses e elegeu 30 “parlamentares do futuro”, os quais vivenciaram três dias como deputados, com realização de eleição da Mesa Executiva e apresentação de projetos de lei, os quais foram discutidos e votados em comissões técnicas e em sessão plenária.



Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles