Projeto busca instituir no Piauí a Olimpíada Científica de Foguetes

por Iury Aragão publicado 25/06/2024 10h45, última modificação 25/06/2024 10h50
A competição é destinada a alunos dos ensinos fundamental e médio

 

A deputada Bárbara do Firmino (PP) apresentou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei para que seja instituída a Olimpíada Científica da Mostra Piauiense de Foguetes (MOPFOG). O evento tem por base a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que possui o objetivo de fomentar o interesse de alunos pela astronáutica, física, astronomia e foguetes, buscando a difusão de conhecimento de maneira lúdica.

 

Tanto escolas públicas quanto privadas poderiam participar e seriam criadas premiações para alunos, professores e instituições de ensino. Pelo projeto piauiense, a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação – juntamente com a de Educação – seria a responsável por implementar, acompanhar e fiscalizar a Olimpíada.

 

“Essas Olimpíadas, que abrangem diversas áreas do conhecimento, como matemática, física, química, biologia e astronomia, oferecem aos participantes a chance de expandir seus horizontes, aprofundar seus conhecimentos e desenvolver habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe”, explica Bárbara do Firmino.

 

Na Mostra Brasileira, são cinco níveis de competição. O inicial contempla os foguetes feitos com canudo, que são lançados com ar pressurizado. No último grau, destinado a estudantes do nível médio e superior, o lançamento é realizado com o uso de combustível sólido.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles