Projeto Banco Vermelho será apresentado nesta segunda-feira

por Katya D'Angelles publicado 14/06/2024 13h05, última modificação 14/06/2024 13h19
Violência contra a mulher volta à pauta no plenário Deputado Waldemar Macêdo

A partir das 9 horas, no plenário Deputado Waldemar Macêdo, acontece nesta segunda-feira (17),  uma  Audiência Pública para Discutir a Violência contra a Mulher e apresentar o projeto "Banco Vermelho. A proposição é da deputada Simone Pereira, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

 

Na última quarta-feira (12) a Alepi realizou debate sobre a efetividade das medidas protetivas no Piauí. Agora ações como o projeto Banco Vermelho e os dados do Instituto Data Senador serão discutidos no encontro que vai contar com a presença da senadora Jussara Lima (PSD), autora da solicitação para que a Assembleia realizasse o debate.


O projeto Banco Vermelho visa a conscientização da sociedade civil e governantes do mundo inteiro contra o feminicídio. Ele teve seu primeiro banco vermelho instalado no Norte da Itália, em 2016, na cidade de Lomello.


Os bancos na cor vermelha são instalados  em espaços públicos de grande circulação de pessoas, onde constarão frases que estimulem a reflexão sobre o tema e contatos de emergência para eventual denúncia e suporte para a vítima.


Atualmente há bancos instalados em diversos países, como Estados Unidos, Espanha, Áustria, Mongólia, Austrália, Ucrânia e Argentina. O projeto foi   lançado no Brasil dia 24 de março deste ano e Pernambuco o primeiro estado a abraçar a iniciativa.


Liuce Santos/ Edição: Katya D'Angelles