Proclamados eleitos para o Programa Parlamento do Futuro

por Katya D'Angelles publicado 22/11/2023 13h00, última modificação 22/11/2023 16h09
Presidente do TRE-PI, desembargador José James, proclamou nesta manhã o resultado da eleição

Jamile dos Santos Carvalho, Marina Santos da Silva, Adrya Yasmim Cardoso Soares, Gabriel Barbosa de Carvalho, Pedro Victor de Oliveira Alves, Antony Jose Ramos Santos, Igor Samuel Soares Silva, Joaquim Ribeiro de Carvalho Neto, João Pedro Diniz Felix, João Vitor Araújo, Vinicius Gabriel Lima da Costa, Withinney dos Santos Carvalho, Wesley Felipe Bezerra Silva, Victo Manoel Gomes Araujo, Marcos Antonio Mota da Silva, Wanderson Mota e Silva Junior, Maria Eduarda Oliveira Alves, Izamara Isabela de Sousa Carvalho, Klasnic de Sousa Silva, Sthefany Vitoria Silva, Henry Carneiro de Melo, Ana Vitoria Pereira Santos, Andrey dos Reis Carvalho, Azafe Caleb Ferreira Garcia, Antonio Marciel Ferreira Marques, Luís Guilherme Monteiro Caldas, João Sotero Pedreira Filho, Luiza Maria Carvalho Silva, Luciano Henrique Ribeiro da Silva, Ariolino Lima Brito Filho.

 


Esses são os nomes dos 30 estudantes eleitos para participar do Programa Parlamento do Futuro. O resultado foi proclamado em solenidade realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador José James Pereira. O anúncio foi feito com a presença de vários alunos, além de diretores de gerências de educação, representando a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

 

“Iniciativa brilhante, porque é uma reprodução da Ágora, na acrópole grega. Não podemos viver sem política. Política, na sua essência, é a cidade em movimento. Eu tenho aí o exercício político. Daí a política partidária para a condução dos interesses, dos mais diversos possíveis, de tal forma que, através do debate, se possa ter conclusões legítimas para a produção da paz na sociedade", salientou o desembargador José James. Além de representantes da Alepi e da Justiça Eleitoral do Piauí, representou a Seduc, Viviane Faria, superintendente de ensino da Secretaria de Educação do Piauí.  

 

O presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva, adiantou que cada um dos eleitos terá um dos deputados estaduais como tutor. “Então nós teremos toda a estrutura de gabinete, para que o aluno conheça a estrutura das comissões técnicas onde são debatidos os projetos e que depois possa ir a plenário fazer o debate, fazer a defesa de seus projetos, para que sejam aprovados e depois sancionados pelo governador”, frisou.

 


A superintende da Seduc, Viviane Faria, comemorou o fato de que, nesta eleição, a cota de 30% de participação feminina foi alcançada. Ao todo, 43 alunas disputaram uma vaga, e nove delas foram eleitas. 

 

Ariolino Lima, aluno do Ceti Tertulino Milton Brandão, de Teresina, foi um dos eleitos. "Uma das minhas propostas é, juntamente com a gestão da minha escola e os alunos, elaborar projetos, na Cultura e Educação. São as bandeiras que eu escolhi trazer para cá, para a Assembleia, para correr atrás e fazer dar certo. É uma experiência única. Vou levar para a vida toda", afirmou o  deputado do Parlamento do Futuro, que ainda será empossado.

 

Saiba mais sobre o Parlamento do Futuro

Parlamento do Futuro é um projeto do Poder Legislativo do Piauí que tem por finalidade promover a cidadania e a aproximação de jovens com a importância da Política e da Democracia para a sociedade. Ele consiste na realização de uma “eleição” para os cargos de “Jovens Deputadas/Deputados Estaduais”, em que, tanto os eleitores, quanto os eleitos, sejam estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, de Escolas Públicas de todo o Estado do Piauí, e que cumpriram todas as etapas de um pleito oficial, ou seja, filiação a um dos seis partidos temáticos criados no projeto; registro de candidaturas; campanha eleitoral; votação em urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PI; diplomação e posse no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.

 

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e Escola do Legislativo, que é a gestora do Parlamento do Futuro. Foram envolvidos mais de 6.500 estudantes. Participaram 21 escolas públicas estaduais, das 21 Gerências Regionais de Educação, dos 12 territórios, abrangendo todo o Piauí. Os eleitos são estudantes de 16 a 19 anos do ensino médio. Dos 81 candidatos, foram eleitos 30, que assumirão no início de 2024.


Os deputados e deputadas do Parlamento do Futuro exercerão um mandato de três dias. Eles conhecerão todo o Legislativo do Piauí e atuarão nas principais atividades do Parlamento estadual, como eleição de Mesa Diretora, constituição e discussão em comissões, elaboração de projetos de lei e votação em plenário. Além disso, os parlamentares do futuro vão elaborar um Projeto de Lei, que será apresentado ao governador do Estado para apreciação e sanção, e as ideias discutidas durante a realização do projeto serão disponibilizadas para que os deputados regulares possam verificar a possibilidade de elaborar outros projetos de lei na Casa.

 

 

Cristal Sá e Liuce Reis - Edição: Katya D'Angelles 

 

 

registrado em: