Prioridade no atendimento a pessoas em tratamento de saúde é aprovada na Alepi

por Katya D'Angelles publicado 18/12/2024 14h20, última modificação 18/12/2024 15h18
Quimioterapia, radioterapia e hemodiálise são alguns dos tratamentos considerados

Os deputados aprovaram na sessão plenária da última terça-feira (17) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que garante atendimento prioritário a pessoas que realizam os tratamentos de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e utilizam bolsa de colostomia. A matéria é de autoria do deputado Marden Menezes (Progressistas).


 

Bancos, casas lotéricas, supermercados, hipermercados e congêneres são considerados como locais em que essa parcela da população pode ter acesso ao direito. O projeto ainda inclui a possibilidade de uso das vagas dedicadas a pessoas com deficiência ou idosos em estacionamentos.


 

“Observa-se que nem todas as pessoas estão sensíveis ou atentas para a importância de prioridade do paciente que sofre de câncer, problemas renais ou utilizam uma bolsa de colostomia. No tratamento doloroso dessas pessoas, a maioria sem dinheiro para custeio de um transporte privado, elas são obrigadas a enfrentar transporte público e filas, que para quem passa por esse problema, são um verdadeiro sacrifício”, justifica Marden Menezes sobre a importância do projeto.

 


Outra matéria do deputado aprovada na sessão de terça-feira criou a campanha de conscientização dos malefícios dos cigarros eletrônicos nas escolas públicas e privadas. Ainda sobre informações relacionadas a saúde, os parlamentares aprovaram projeto de Bárbara do Firmino (Progressistas) que fortalece ações informativas sobre fibromialgia.

 

 

Projetos de dois deputados petistas que tratam de pautas da saúde foram aprovados na sessão plenária de terça-feira. Francisco Limma é autor da matéria que incentiva o cultivo de plantas medicinais e da que cria a Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento do Câncer em Bebês Intrauterinos e na Primeira Infância.

 

Fábio Novo foi o autor do que regulamenta a proteção e defesa dos animais e o controle da reprodução e regulamentação da vida de cães e gatos encontrados nas ruas.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles