Primeiro edição do Parlamento do Futuro foi um sucesso
A primeira experiência do Programa Parlamento do Futuro foi concluída ontem (29) na Assembleia Legislativa. Da mesma forma que os deputados que deixam mandato se despedem, os 30 jovens participantes prestaram homenagem aos colegas, aos servidores da Casa e agradeceram pela experiência de representar o Piauí por três dias, conhecendo e debatento as leis no Legislativo. A última sessão plenária foi extensa com leitura de texto de agradecimento feitas por , Marina Santos (Partido da Agricultura e Meio Ambiente), de Parnaíba, pela presidente do Parlamento do Futuro, Luiza Maria (Partido da Agricultura e Meio Ambiente), de Teresina, Antony José (Partido da Segurança Pública), de Piripiri.
Eles usaram o pequeno expediente para realizar o discurso de despedida. Antes da participação na última sessão os parlamentares foram recebidos pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Educação Washingtom Bandeira na sede do Executivo. `O presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT) e o presidente da Escola do Legislativo, deputado Limma (PT) acompanharam a visita. Além do coordenador do projeto Francisco Farias e o dirtero José Osmar.
Pais, mães, professores, gestores escolares também demonstraram a gratidão pela experiência. Também discursou Luciano Henrique (Partido da Saúde e Esporte), de Teresina, A última palavra foi dada pela vice-presidente Sthefany Vitória (Partido do Empreendedorismo e Geração de Renda), de Bom Jesus. Ela presidiu a sessão plenária desta quarta-feira após acordo com a presidente Luiza Maria. Além de agradecer aos profissionais da escola e à mãe, Sthefany Vitória finalizou expressando a sua gratidão por estar representando as mulheres negras na Mesa Diretora do Legislativo piauiense.
Experiência única - Segundo todos os participantes foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora,inspiradora e única. Para parlamentar Antônio Maciel todos ajudaram na concretização desse projeto e por isso são vitoriosos. Klasnicde Sousa( PDHEC), de São Raimundo Nonato agradeceu ao Tribunal Regional Eleitoral, à Secretaria de Educação, à Assembleia Legislativa e aos deputados pela recepção e a todos envolvidos. A deputada Ana Vitória Santos (PEC) também fez uso da palavra para agradecer aos órgãos e pessoas envolvidas assom como Wesley Felipe (PSE). Wanderson Mota (PEGR) ressaltou que o projeto é uma forma de engrandecer os alunos e formar cidadãos mais ativos e passivos em questões democráticas e socialmente.
Educação foi área de maior preocupação entre os jovens
Os parlamentares do futuro, durante os discursos destacaram o papel da educação para o desenvolvimento piauiense. A valorização dos professores e a educação política foram temas recorrentes durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O deputado do futuro João Pedro (PEC) agradeceu os colegas pela aprovação do Indicativo de sua autoria que concede reajuste aos servidores da educação. “É algo que o Estado deve fazer, pois não há como falar de valorização do ensino, de valorização da educação e progressão da sociedade sem antes falar de educação, sem antes falar da figura do professor. Todos que formam a sociedade um dia passaram ou passarão por uma sala de aula, pela figura do professor”, defendeu.
Outra proposição aprovada que tem a educação como foco é para a instituição da agricultura orgânica nas escolas, como uma forma de trabalho interdisciplinar e que resulte em alimentos para a comunidade. “É um projeto que vai agregar dentro da estrutura das escolas, que tem como princípio aumentar a qualidade da alimentação dos alunos, trabalho interdisciplinar entre geografia e biologia, trabalhar e trazer a sustentabilidade para dentro das escolas e para as comunidades à sua volta”, explicou João Sotero (PAMA).
Os professores foram bastante elogiados pela atuação no Parlamento do Futuro, sendo lembrados como figuras essenciais para que os estudantes pudessem vivenciar a experiência como deputados estaduais. “Eles são peças fundamentais na nossa educação, são essenciais", disse Marcos Antônio (PDHEC).
PRÓXIMAS EDIÇÕES – O Parlamento do Futuro foi enaltecido pelos participantes, especialmente por mostrar na prática a atuação parlamentar. O deputado do futuro Pedro Víctor (PEC) disse que foi uma jornada de muito aprendizado e que é importante todos saberem como ocorre a aprovação de leis, pois “elas regem nossa sociedade”. Luís Guilherme (PSE), Vinícius Gabriel (PSE) e Azafe Caleb (PEC) compartilharam da mesma perspectiva, pois viram no projeto a oportunidade de vivenciar a política, desde a abertura das campanhas até a aprovação dos projetos.
Para Izamara Isabela (PEC), de São João do Piauí a experiência foi enriquecedora.
Alpem da Assembleia Legislativa do Piauí, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) também foram lembrados por praticamente todos.
Kaylane Mendes (PEC), de Teresina, também descreveu o projeto como uma oportunidade enriquecedora. “Entrar nesse projeto foi uma decisão que me enche de felicidade, não apenas pela chance de contribuir, mas pelas amizades preciosas que fiz ao longo do caminho", afirmou. O parlamentar do futuro Daniel Carvalho (PEC), de Paulistana, destacou as dificuldades enfrentadas até o momento. “Não foi fácil. A gente passa por diversas etapas. Estar aqui é um prazer imenso, com pessoas incríveis, inteligentes, super capazes para o futuro”, frisou.
O parlamentar do futuro Gabriel Barbosa (PEC), de Barras, agradeceu ainda os colegas. “Agradeço a todos que confiaram em mim e aqueles que votaram em meu projeto”, falou. Já a parlamentar Withinney dos Santos (PSE), de Oeiras, destacou que foram três dias de grande aprendizado para todos os participantes.
Cristal Sá / Iury Parente /Liuce Santos/Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles