Presidente da Alepi reúne jornalistas no “Café com Elas”
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta segunda-feira (24), o “Café com Elas”, um café da manhã com jornalistas que fazem a cobertura Política do Piauí. As convidadas foram recebidas pelo presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), pela deputada Elisângela Moura (PCdoB) e pelo deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) no lounge da Alepi.
Severo Eulálio destacou a necessidade de ampliação da participação feminina nas mais diferentes áreas, especialmente no jornalismo e na política. “É essencial que a mulher possa estar presente, porque a mulher tem um olhar todo especial, tem uma visão política, tem uma sensibilidade, consegue perceber e captar inclusive muitos detalhes que passam despercebidos pelos homens", frisou.
“Acho que é um momento importante lembrar esse trabalho das mulheres que estão aqui no dia a dia na Assembleia. Fico feliz que nós somos maioria, né? Muitas meninas jovens que estão aqui nesse dia a dia. Já são mais de dez anos de cobertura, a gente estava fazendo a conta aqui e que legal que a casa está cada vez mais aberta, que os parlamentares estão cada vez mais acessíveis para trocar informação com a gente nós somos o canal com a sociedade as mídias sociais aproximaram os políticos da população, mas somos nós jornalistas que fazemos essa análise, traduzimos para a sociedade o que acontece aqui”, afirmou a jornalista Apoliana Oliveira.
Mudanças e sub-representação
O momento foi marcado por uma palestra sobre a evolução da legislação eleitoral e os avanços da participação feminina na política, ministrada pela advogada e professora universitária Dra. Clarissa Maia. A palestrante rememorou momentos marcantes, como a luta das mulheres durante a ditadura militar e formação da “Bancada do Batom”, composta pelas deputadas constituintes.
“Apesar de ainda sermos sub-representadas, apesar disso, nós já caminhamos. E mesmo caminhando a passos lentos, nós temos excelentes exemplos de situações em que fomos muito felizes na política. A tendência é que essa visão pela esperança, pela coragem e pela participação aumente cada vez mais. Eu sou uma esperançosa. Eu acredito muito na mulher na política”, frisou Clarissa Maia.
A visão otimista da palestrante também é compartilhada pela coordenadora de Comunicação e Relações Públicas da Assembleia, Katya D’Angelles. “Hoje somos a maioria cobrindo a pauta política. Isso para mim é muito importante, porque quando eu comecei, a gente tinha certas dificuldades que hoje nós não temos, porque, hoje, ou eles falam para gente, ou eles não saem na mídia”, pontuou Katya D’Angelles.
Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles