Poder Legislativo do Amapá pretende copiar projeto realizado pela Alepi
Servidores da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) estão em visita à Casa legislativa do Piauí para coletar informações sobre o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) aberto em abril deste ano. Eles estão participando de reuniões com funcionários de todos os setores envolvidos na elaboração do programa, entre eles a Procuradoria, Recursos Humanos, Chefia de Gabinete da Presidência e Assessoria de Comunicação.
A visita da comitiva tem previsão de duração de dois dias para que a troca de experiências seja realizada. Nesta quinta-feira os servidores já estiveram com parte dos setores envolvidos e amanhã serão recebidos também pelo presidente da Casa, Franzé Silva (PT).
César Melo, diretor administrativo da Alap, explicou que no Amapá a Assembleia Legislativa está com uma nova gestão e querem lançar um programa de aposentadoria incentivada. “Nós pesquisamos no Brasil uma Assembleia que tivesse uma característica próxima da nossa. Detectamos que na do Piauí foi implantado o plano de aposentadoria recentemente. A nossa vinda principal foi conhecer esse programa”, disse.
Emanuellito Costa, secretário-geral da Mesa substituto da Alepi, contou que o PAI, na gestão de Franzé Silva (PT), foi bem elaborado, com os setores sendo bem divididos e trabalhando em conjunto, o que demonstrou ser uma organização de trabalho positiva. “Por isso que a Alepi foi referência, é referência na questão desses programas avançados”, afirmou.
Os demais funcionários da Alap que estão no Piauí são o diretor de orçamento e finanças, Lucas Zepf, e o diretor de recursos humanos, Maick Hammer. Eles acrescentaram, respectivamente, que também será importante ver o funcionamento da parte orçamentária, para buscar uma forma de economizar e fazer novos investimentos, e observar experiências para a criação de um plano de capacitação para os servidores.
Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles