PLs para proteção da infância, juventude e população de rua são aprovados

por Katya D'Angelles publicado 09/05/2023 14h55, última modificação 10/05/2023 09h18
Observatório vai ser criado para acompanhar as ações do Estado

Dois Projetos de Lei (PL) de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT), foram aprovados na sessão plenária da Casa desta terça-feira (9). Ambos são voltados à proteção das pessoas em situação de rua e haviam recebido, durante a manhã, a aprovação das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Administração Pública e Política Social.


O PL 47/23 cria o Observatório sobre Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, a fim de fiscalizar a atuação da administração pública no que se refere à garantia de acolhimento temporário a essas pessoas. A entidade também tem como objetivo a produção de estudos que apontem a localização e situação socioeconômica de pessoas em situação de rua no Piauí, dentre outros.


O projeto 19/22, que proíbe intervenções hostis em espaços livres de uso público, também segue para análise do Governo do Estado. Instalação de espetos e pinos metálicos pontiagudos, pedras ásperas e pontiagudas, bancos sem encosto, muretas com cacos de vidro são alguns exemplos de obras hostis que visam afastar pessoas em situação de rua.


Voltado à proteção da Infância e Juventude, foi aprovado também em Plenário o PL 70/23, de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), que dispõe sobre ações na rede pública de ensino voltadas à conscientização, prevenção e combate a todo tipo de jogo, intimidação sistemática e outros eventos similares que tragam perigo à vida e integridade física e psicológica do público infanto-juvenil.



Cristal Sá e Nicolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles