Plenário discute sessão única para entrega de honrarias

por Katya D'Angelles publicado 29/08/2023 15h23, última modificação 29/08/2023 15h23
O assunto será definido na próxima reunião da Mesa Diretora da Casa

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva (PT), abriu um debate, durante a sessão plenária desta terça-feira (29), sobre a entrega de medalhas e títulos de cidadania concedidos pelo Poder Legislativo. "Anteriormente, essa Casa tinha a tradição de fazer em uma data só, uma coisa bonita, festiva [...]. Algo que tem me incomodado é que no dia da concessão, às vezes, tem só o autor no Plenário. Isso fica muito ruim pra Casa", disse Franzé.



O deputado Hélio Rodrigues (PT) concordou que seja agendada a entrega das homenagens para um único dia, a fim de que todos os deputados compareçam. Já o deputado Francisco Limma (PT) propôs a realização das sessões solenes às quintas-feiras. O deputado Gil Carlos (PT), por sua vez, sugeriu que a solenidade em conjunto seja facultada, pois considera que reunir um grande número de homenageados pode "ofuscar o brilho" dos homenageados.


"Nós temos a 'Medalha Lins e Silva', para quem é do jurídico; a 'Dirceu Arcoverde', pra quem é da saúde. Não há dúvida de que existem inúmeras personalidades piauienses que merecem a honraria. Contudo, nós precisamos ter certo ordenamento, definir uma quantidade de medalhas por parlamentar ao longo do ano e definir uma data para o evento festivo, de preferência no período noturno, no Cine Teatro, para que os homenageados possam trazer seus familiares", sugeriu Marden Menezes (Progressistas).


O deputado Gessivaldo Isaías  (Republicanos) concordou com a proposta de uma solenidade conjunta para entrega de medalhas, mas discordou no caso dos títulos de cidadania. "Estou aqui há doze anos e nunca teve nenhuma celeuma em relação ao homenageado chegar aqui e ter todos os deputados. [...] Quem tem que estar aqui são os convidados do homenageado", disse Gessivaldo. Já a deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) solicitou mais clareza sobre os ritos que envolvem essas solenidades.


O vice-presidente da Casa, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), defendeu que os detalhes quanto à data e critérios sejam definidos em reunião da Mesa Diretora. O presidente Franzé Silva disse que colocou o assunto em debate para ouvir todos os parlamentares, inclusive aqueles que não integram a Mesa, mas adiantou que o assunto será debatido na próxima reunião, prevista para quarta-feira (06), e que todos os deputados estão convidados a participar.


Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles