Plenário aprova Marcha para Jesus como patrimônio cultural imaterial

por Katya D'Angelles publicado 04/10/2023 16h05, última modificação 04/10/2023 16h07
Projeto do deputado Gessivaldo Isaias segue para para sanção governamental

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), durante a sessão desta quarta-feira (4), para comemorar a aprovação do projeto de lei, na Casa legislativa, que declara a Marcha para Jesus como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A matéria ainda depende da sanção do Executivo estadual para tornar-se lei.

“A Marcha para Jesus é uma marcha cristã ecumênica internacional e que ocorre em várias cidades espalhadas pelo mundo. [...] Ocorre em 170 países. Essa Casa reconhece a Marcha como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí. Nós esperamos, com certeza, que nosso governador sancione e reconheça o trabalho que a Marcha tem feito para tirar várias pessoas do mundo dos vícios, das agressões, com ensinamento”, disse.

O parlamentar ainda destacou a aprovação de dois projetos de decreto legislativo de sua autoria. Um dispõe sobre a concessão da Medalha do Mérito Legislativo ao desembargador Hilo de Almeida Sousa; e o outro outorga a mesma honraria a José Gomes Uchoa Filho.

BOMBEIRO CIVIL
– O deputado Ziza Carvalho (MDB), ainda durante a sessão plenária, informou que trouxe proposta de regulamentação da profissão de bombeiro civil. “Profissão de suma importância para a prevenção a sinistros, a desastres, a incêndios e que presta relevante serviço no âmbito dos municípios”, disse.

Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), em aparte, concordou com o posicionamento do parlamentar emedebista, dizendo que é importante “a valorização desses profissionais que expõem suas vidas para proteger outras pessoas”.

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles