Plenário aprova audiência pública sobre gestão de hospitais por organizações sociais
O requerimento apresentado pela deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) para a realização de uma audiência pública que vai debater o repasse da administração de hospitais do Governo do Estado para Organizações Sociais foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (30).
A proposta da parlamentar é para que a audiência ocorra na próxima segunda-feira (05/06) na Comissão de Educação, Cultura e Saúde. Para Gracinha Mão Santa, o Executivo precisa deixar claros os motivos para a realização do repasse e demonstrar que a gestão por meio de organizações sociais é realmente melhor para os piauienses.
Outro tema tratado pela parlamentar nos requerimentos que foram aprovados na sessão desta terça-feira foi a água. Ela solicitou a várias entidades e instituições como Agespisa, Procon e Ministério Público informações sobre a qualidade do abastecimento nas cidades de todo o estado. Além disso, requereu à Agespisa que encaminhe à Alepi as justificativas e as planilhas de custo que baseiam o último aumento dado para a cobrança do serviço de distribuição.
Outros requerimentos na área da saúde e de autoria de Gracinha Mão Santa foram aprovados. Em um deles ela pede à Secretaria de Estado da Saúde a reestruturação da 1ª Coordenação Regional que fica em Parnaíba. Além disso, a deputada cobra a realização do atendimento ás gestantes no hospital do bairro Mocambinho, em Teresina.
Requerimento da parlamentar cobrando a execução da obra da PI-110, que liga Barras a Miguel Alves foi aprovado pelo Plenário da Alepi. São cerca de 31 km que devem ser feitos, de acordo com Gracinha Mão Santa.
PESAR - Os deputados aprovaram dois votos de pesar apresentados por Gracinha Mão Santa. As famílias de Maria Adenisa da Costa Araújo e Alexandre Negrão vão receber as condolências oficiais da Alepi.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles