PL quer reconhecimento dos festejos de Campo Maior como patrimônio imaterial
O deputado estadual Dogim Felix (Progressistas) apresentou Projeto de Lei que declara o Festejo de Santo Antônio, na cidade de Campo Maior, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Piauí.
De acordo com o parlamentar, o projeto de lei tem grande importância cultural para todo o Piauí, pois durante a Trezena de Santo Antônio, Campo Maior e cidades vizinhas, voltam-se para as festividades, que atrai várias pessoas de outros estados, movimentando o comércio local. “Temos que preservar uma manifestação cultural com a qual todos os piauienses têm uma relação de afetividade, abrindo também uma possibilidade de incentivo estadual”, afirmou o deputado.
O Projeto de Lei determina também a inclusão do Festejo de Santo Antônio no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
O tradicional festejo de Campo Maior acompanha a história da cidade e tem importante valor cultural para o estado, ocorrendo de 31 de maio a 13 de junho. Na ocasião, são realizadas diversas missas, cavalgada e café da manhã com vaqueiros, leilão beneficente, vaquejada e shows musicais.
“Nosso objetivo é destacar a importância de preservar o patrimônio cultural, enriquecendo as tradições que moldam a identidade piauiense, principalmente do povo de Campo Maior, disse Dogim Felix.
Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles